Desemprego cai a 11,2%; país tem 12 milhões atrás de vaga

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mercado esperava que taxa ficasse em 11,4%; contingente de ocupados ficou estável frente ao trimestre anterior, indicando volta ao padrão anterior à pandemia de Covid-19, diz IBGE.

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,2% no trimestre móvel encerrado em fevereiro, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (31), na Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

Amanda Perobelli

O mercado esperava que a taxa ficasse em 11,4%. Trata-se da menor taxa para um trimestre encerrado em fevereiro desde 2016.

O número representa variação de 0,4 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior (11,6%).

Na comparação com o último trimestre, o número de pessoas em busca de trabalho caiu 3,1%. No entanto, o país ainda soma 12 milhões de desempregados.

O IBGE observa que, apesar de resultado continuar mostrando tendência de queda verificada nos últimos trimestres, “a diferença é que nesse trimestre não se observou um crescimento significativo da população ocupada”, disse Adriana Beringuy, coordenadora de trabalho e rendimento do IBGE.

Estimado em 95,2 milhões de pessoas, o contingente de ocupados ficou estável frente ao trimestre anterior, o que, para a especialista, pode estar retomando um padrão anterior à pandemia de Covid-19, já que, nos trimestres anteriores, era verificada retração dessa população.

Uma das possíveis explicações de Adriana para isso é o desligamento de trabalhadores que, no fim do ano anterior, são contratados de forma temporária. “Se observarmos a série histórica, veremos que, desde o seu início, houve queda no número de pessoas ocupadas nesse período. Agora não tivemos queda, mas essa perda de fôlego neste ano pode indicar a retomada desses padrões sazonais”, diz.

O IBGE destaca que uma das únicas categorias em expansão foram os empregados no setor privado com carteira de trabalho assinada, que avançaram em 1,1% frente ao trimestre anterior, ou uma adição de 371 mil pessoas.

Já no contingente de trabalhadores por conta própria houve declínio de 1,9% na comparação com o trimestre encerrado em novembro, uma queda de 488 mil pessoas.

O fato de essa retração ter sido disseminada entre as atividades, como comércio, construção e alimentação — que absorvem grande parte dos trabalhadores informais –, foi observada uma queda na informalidade no período, destaca a especialista.

A quantidade de profissionais informais caiu de 38,6 para 38,3 milhões de um trimestre móvel para outro, com a taxa de informalidade indo de 40,6% a 40,2% no período.

Os informais abrangem trabalhadores sem carteira assinada, o empregador e trabalhador por conta própria sem CNPJ e o trabalhador familiar auxiliar.

O número de pessoas fora da força de trabalho, por outro lado, avançou 0,7% no período, ou 481 mil pessoas a mais, para 65,3 milhões. Esse movimento é outro indicador de volta aos padrões anteriores à pandemia, destaca a pesquisadora.

O rendimento médio do trabalhador ficou estável em R$ 2.511, menor nível já registrado em um trimestre encerrado em fevereiro desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012.

“Nos trimestres anteriores, o rendimento médio estava em queda. A estabilidade desse trimestre pode estar relacionada à diminuição no número de trabalhadores informais, que têm menores rendimentos, e ao aumento de trabalhadores com carteira assinada no setor privado”, diz.

Com informações da CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

ZPE Piauí exporta 24 toneladas de produtos industrializados para Holanda

A cera de carnaúba fabricada pela Agrocera Piauí tem como destino Amsterdam. O recinto aduaneiro da ZPE Piauí processou, nesta...

Prefeito de Floriano inaugurada pavimentação da Travessa Adelina Monteiro no Campo Velho

"A mobilidade urbana traz melhores condições de vida aos moradores, que podem transitar pelo seu bairro com acessibilidade e...

No Piauí, estado tem quase 300 casos de estupro de vulnerável em 2024

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI), número é uma redução de 6,6% em relação à quantidade total...

Rio Grande do Sul: Número de mortos sobe para 155; 94 pessoas estão desaparecidas

De acordo com a Defesa Civil, mais de 77 mil estão em abrigos e 82 mil foram resgatados O número...
spot_img

Prazo para adesão ao Desenrola Brasil termina na segunda-feira (20)

Segundo o Ministério da Fazenda, 14,7 milhões de pessoas já renegociaram cerca de R$ 51,7 bilhões em dívidas Essa é...

Campanha busca mobilizar população contra violência sexual infantil

Especialistas defendem educação sexual nas escolas A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (ligada ao...
spot_img

Posts Recomendados