Ministro da Saúde oficializa o fim da emergência sanitária no Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nesta sexta-feira (22), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou um decreto para encerrar o estado de emergência de saúde pública no interesse nacional da pandemia de covid19. Essa condição reconheceu a gravidade da pandemia e sustentou as políticas e medidas das autoridades de saúde nos níveis federal, estadual e municipal. Esta norma está prevista para ser publicada hoje em edição especial do Diário Oficial.

Marcelo Queiroga

O fim da emergência de saúde pública terá um período de transição de 30 dias, para adequação federal, estadual e municipal, ou seja, a ordem entrará em vigor em 22 de maio.

Em entrevista coletiva, o ministro e os secretários da categoria confirmaram que essa mudança não afetará as diversas atividades e a contribuição de recursos para a vigilância sanitária.

“Mesmo que tenhamos casos de covid-19, porque o vírus vai continuar circulando, se houver necessidade de atendimento na atenção primária e leitos de UTI, temos condição de atender”, afirmou.

Quanto à manutenção do estado de pandemia da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ministro acrescentou que o despacho está relacionado com o encerramento de uma emergência de saúde pública de interesse nacional, não se refere a uma pandemia ou epidemia.

O impacto do fim do estado de emergência serão medidas restritivas e preventivas, como uso obrigatório de máscaras, por estados e municípios.

“O que muda é a questão de se restringir as liberdades individuais de acordo com as vontades de um gestor municipal. Não faz mais sentido este tipo de medida. A minha expectativa é que se acabe essas exigências”, disse.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sancionada lei que prevê meia passagem para estudantes em transporte intermunicipal

O governador em exercício Themistocles Filho (MDB) sancionou a lei aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí que prevê meia...

Médico com câncer incurável no cérebro cria o próprio tratamento e está livre da doença

O médico Richard Scolyer descobriu no ano passado que tinha glioblastoma, um tipo de câncer incurável no cérebro. Aí...

Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul e pede foco em outros itens

Peças de vestuário já correspondem a 70% dos donativos arrecadados nas agências dos Correios, em todo o Brasil. Os Correios...

STF elege Mendonça para a vaga de Moraes no TSE e novo ministro diz que será ‘imparcial’

André Mendonça foi indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível por decisão do TSE. O ministro do...
spot_img

Porto Alegre enfrenta lixo na rua, ratos e insetos, após recuo da água

Mais de 300 toneladas de entulho já foram retiradas A água está em tendência de baixa na capital Porto Alegre,...

Secretaria da Saúde alerta municípios piauienses sobre edital de reposição do Mais Médicos

Nesta etapa, é necessário que os gestores municipais renovem a adesão ao programa através do sistema presente na plataforma...
spot_img

Posts Recomendados