Produção de veículos em maio registrou crescimento de 10,7% sobre abril

-

- Advertisment -spot_img

Foram fabricadas 205,9 mil unidades de veículos leves e pesados no último mês, segundo a Anfavea.

Foram fabricadas 205,9 mil unidades de veículos leves e pesados no último mês, segundo a Anfavea (associação das montadoras). No acumulado do ano, há queda de 9,5% em relação a 2021.

O resultado reflete um momento de alívio no fornecimento de semicondutores e a alta nas vendas, explicada pelas compras feitas pelas locadoras e pelo fim da espera por uma nova redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que não contemplou o segmento de carros de passeio.

“Temos dificuldades, temos gargalos, mas, devagar, a situação está se tornando mesmo crítica”, diz Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

“Hoje não se trata apenas de semicondutores, que sem dúvida têm um impacto muito grande, mas temos borrachas, cabos, alguns itens que estão sendo objeto de um planejamento maior das montadoras”, afirma Leite.

Até maio, segundo a Anfavea, houve uma perda de produção de 150 mil veículos devido à falta de componentes. Foram 16 paradas de fábrica nos primeiros cinco meses do ano, uma média de 20 dias por unidade fabril.

Foram vendidas 187,1 mil unidades no último mês, de acordo com a Fenabrave (associação dos distribuidores). O número representa uma alta de 27% sobre abril, mas há queda de 17% no acumulado. A conta inclui carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões.

Após oscilar dentro da faixa de 7.000 licenciamentos, a média de vendas ficou em 8.503 unidades/dia. “Nosso maior desafio hoje é manter o mercado com uma demanda que se mantenha pelo menos igual à nossa capacidade de produção”, diz o presidente da Anfavea. Ele ressalta que o maior empecilho do momento na área de vendas é o encarecimento do crédito.

As exportações tiveram alta de 2,8% entre abril e maio, e o acumulado do ano registra um crescimento de 19,4%. Nos cinco primeiros meses de 2022, 199 mil unidades foram enviadas ao exterior, principalmente para os países da América do Sul.

Apesar do avanço das vendas, os estoques se mantiveram no mesmo patamar de abril. Há veículos disponíveis para atender a 20 dias de comercialização.

O nível de empregos permanece estável, com 101,8 mil trabalhadores registrados nas montadoras. O número, contudo, deve diminuir nos próximos meses, devido o encerramento da produção nas fábricas da Caoa Chery em Jacareí (interior de Sâo Paulo) e da Toyota em São Bernardo do Campo.

Os dados de produção foram divulgados nesta segunda (7). O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, fez a abertura da coletiva de imprensa da Anfavea. Ele parabenizou a indústria pelas “soluções climáticas lucrativas”.

Em seu discurso, ele mencionou as soluções que estão em pauta no setor automotivo nacional, indo do carro flex híbrido aos modelos movidos a hidrogênio.

EDUARDO SODRÉ

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí alcança 99% de energia renovável e se consolida como o estado mais sustentável do país

Com liderança nacional em energia renovável, Piauí ocupa a terceira colocação na produção solar e eólica.O Piauí vem se...

Papa Leão XIV confirma ex-arcebispo de Teresina em órgão que ajuda a escolher bispos

Dom Sergio já teve passagem marcante pelo Piauí. Ele foi arcebispo de Teresina entre 2008 e 2011.O Papa Leão...

Soluços provocam mal-estar em Bolsonaro na Papudinha

Filho do ex-presidente, Carlos Bolsonaro afirma que pai teve mal-estar nesta segunda-feira (16) e segue sob acompanhamento médico na...

Tarcísio critica homenagem a Lula no desfile e ironiza: ‘Não vi a ala da Lava Jato’

A crítica de Tarcísio se une a de outros bolsonaristas que apontaram propaganda eleitoral antecipada a favor de Lula...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Aliados de Lula afirmam que desfile foi conduzido com cautela e que reação da oposição era prevista

Planalto acredita que cartilha foi seguida de forma criteriosa, com Janja e ministros ausentes na avenidaNo Palácio do Planalto,...

Alerta de tempestades intensas coloca regiões do Piauí em risco até terça-feira (17)

O alerta abrange áreas das regiões Centro-Norte, Norte e Sudoeste do Piauí.O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um...

Bancos facilitam uso de nome social por pessoas trans em cartões de crédito e débito

Travestis e transexuais podem ter o nome social em...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você