Mesmo com maior escolaridade, mulheres continuam ganhando menos no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo o estudo, a mulher ainda sofre muitas restrições na ocupação de espaços e melhores rendimentos financeiros advindos de sua força de trabalho.

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (7) mostrou que questões como igualdade de gênero e empoderamento feminino ainda tem muito o que avançar. O estudo: “A mulher no cenário socioeconômico do Piauí”, publicado pela Superintendência Cepro, que faz parte da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), atualiza as considerações sobre o tema apontando a participação da mulher na política, no mercado de trabalho, além dos indicadores relacionados à educação, saúde e à violência.

Quando se trata de ocupação no mercado de trabalho, os dados demonstram que, exceto no que diz respeito à educação, a mulher ainda sofre muitas restrições na ocupação de espaços e melhores rendimentos financeiros advindos de sua força de trabalho.

Mesmo com maior escolaridade, a participação delas no mercado de trabalho não gerou rendimentos mais elevados. Ao comparar a variação nominal de 2020 e 2019, foi identificado que o salário médio das mulheres caiu cerca de 5%.

“No período em observância, em 2018, as mulheres recebiam em média 91% do salário dos homens. Em 2019, caiu para 90% e, em 2020, para 88%, demonstrando, assim, as desvantagens graduais relacionadas aos rendimentos médios salariais entre mulheres e homens.”

Segundo o estudo, as mulheres no Piauí apresentam maior escolaridade completa do que os homens, em todos os níveis de ensino, correspondendo a 73,76% do total de pessoas com maior nível de formação do Estado, tendo completado pós-graduação, mestrado ou doutorado.

“Cabe ressaltar os avanços alcançados a partir das constantes qualificações para a inserção e permanência nos mais variados espaços sócio-ocupacionais. Contudo, ainda é necessário permanecer no movimento de lutas paranovas conquistas.”, aponta as pesquisadoras.

O estudo também fez um recorte para analisar a inserção da mulher na política com base nas últimas eleições governamentais e municipais e observou que ainda é baixa a participação feminina “cabendo maior disposição para engajamento nos espaços do Executivo e Legislativo”.

Ao analisar os dados das candidatas nas eleições para o Governo do Estado em 2018, observou-se que de 42 candidatos eleitos, apenas 8 foram mulheres, o que equivale a 19% do total, um crescimento de 5%, na comparação com às eleitas de 2014(14%).

“Mesmo com a ampliação do percentual de candidatas eleitas, o Piauí caminha a passos lentos para alcançar a cota mínima (30%) de representação feminina na política. Sendo necessário o interesse pessoal em concorrer e não, simplesmente, cumprir a indicação da sigla partidária”, avaliou o estudo.

Já ao analisar as eleições municipais de 2020, o estudo aponta que apenas 20,10% das mulheres que concorreram ao cargo de prefeito, foram eleitas, demonstrando, assim, a baixa participação da mulher na política também nos municípios.

Quando comparados os resultados das eleições de 2016 e 2020, obtém-se uma variação positiva de 33% em relação aos prefeitos. Já o legislativo municipal demonstrou uma variação menor que a apresentada pelo executivo municipal, alcançando, somente, 18%.

“Deste modo, tem-se uma razão aproximada de 4 vereadores para cada uma mulher que ocupa cargo. No caso de prefeito, o impacto é ainda maior, temos 7 homens para 1 mulher.”, apontou o estudo.

Com informações do meio norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem 64 cidades com mais eleitores que habitantes

Os números, de acordo com especialistas, mostram um crescimento da “democracia de interesse” pelo interior do estado. Um levantamento mostrou que 64...

Operação Interditados no Piauí prende PMs: um deles cobrava consulta do IMEI de celulares por R$ 10

Suspeitos foram presos durante 19ª fase da operação, deflagrada na manhã desta segunda (13) Deflagrada na manhã desta segunda-feira (13)...

Minha Casa Minha Vida: conheça a história de Adriele, beneficiária do Bolsa Família que sonhava em deixar área de risco

Além dela, outras 487 famílias beneficiárias do programa social e do Benefício de Prestação Continuada receberam unidades do Minha...

Programa Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Serão renegociadas dívidas não pagas até 23 de janeiro deste ano Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira...
spot_img

Rua desmorona em Gramado após chuva, e moradores abandonam casas

População precisou sair de casa por conta de risco à segurança. Defesa Civil divulgou que já houve evacuações de...

Tremor de terra assusta moradores de cidade no Rio Grande do Sul, dizem bombeiros

Bombeiros suspeitam que chuva tenha relação com os tremores. Rio Grande do Sul tem sido atingido por temporais há...
spot_img

Posts Recomendados