Fiéis confeccionam tapete de 1,3 km para celebrar Corpus Christi em Teresina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Retorna às ruas de Teresina, nesta quinta-feira (16), a tradicional procissão de Corpus Christi. A celebração religiosa estava parada desde 2020, por causa da pandemia da Covid-19.

Este ano, o tapete confeccionado pelos fiéis tem 1,3 quilômetro, com símbolos que marcam a eucarística, passagens bíblicas e santos da igreja católica.

O tapete se estende da Catedral de Nossa Senhora de Dores,na praça Saraiva, até o adro da Igreja de São Benedito, por todo o percurso que os fiéis vão percorrer durante a procissão.

Segundo um dos coordenadores da montagem, o jornalista Matheus Nunes, mais de 800 pessoas estão envolvidas na construção desse tapete, que conta com a participação de aproximadamente 26 paróquias, entre grupos religiosos, movimentos e comunidades.

“São esperados em torno de 10 mil pessoas para a procissão. A montagem começou às 20 horas de quarta (15) e tem previsão de ser concluída às 12 horas de hoje”, acrescentou Matheus Nunes.

Montagem do tapete

O eletricista Airton César, 45 anos, é morador do bairro Bela Vista, zona Sul de Teresina, e coordenador da Pastoral da Acolhida na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. Ao Cidadeverde.com, Airton César destacou que o trabalho para a confecção do tapete envolveu desde um administrador de empresas até um matemático.

“Quando recebemos a missão, não sabia nem por onde começar. Sentei junto com os jovens do REJUC e com o pessoal do ECC e elaboramos a ideia. Chamei desenhistas, químicos, um professor de matemática para fazer os cálculos e um administrador que estava administrando tudo aqui ontem”, detalhou Airton César.

A Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré ficou responsável por construir 75 dos 1,3 mil metros do tapete. Essa foi a primeira vez que a comunidade participou da confecção do tapete e, para Airton César, foi uma experiência sensacional.

“Pegar do zero, sem saber de nada, e de repente ver o trabalho assim. É uma experiência sensacional”, afirmou o eletricista ao acrescentar que a montagem durou cerca de 5 a 6 horas.

“Começamos às 21h e fomos até as 2h30 da madrugada. A Strans esteve nos acompanhando e quando eles foram embora vez ou outra passava uma viatura da Polícia Militar para dar apoio”, completou Airton César.

Para confeccionarem as imagens que integram o tapete, as comunidades envolvidas desenvolveram diversas estratégias, entre elas desenhar o símbolo religioso em um TNT e utilizar areia colorida, sal, cal e pó de serragem para dar vida às imagens.

Confecção durou 15 dias

Já o grupo liderado por Roberivam Mariano, funcionário do Colégio Diocesano, utilizou outra estratégia. Segundo ele, o processo para a construção da área de 120 metros do tapete que o colégio ficou responsável iniciou há 15 dias.

Nesse processo, dois focos foram levados em consideração para a definição das imagens que seriam “imprimidas” no chão da entrada da Catedral de Nossa Senhora das Dores, na praça Saraiva, Centro de Teresina.

“O critério que escolhemos foram dois pontos: a festa de corpus christi, que realce a eucarística, e outro foi a celebração dos 500 anos da conversão de Inácio”, destacou Roberivam Mariano.

Apesar de todo trabalho, Roberivam Mariano e Airton César destacaram que ver o resultado final, a ideia saindo do papel e sendo executada nas ruas de Teresina é indescritível.

A procissão de Corpus Christi está prevista para iniciar às 16h na Catedral de Nossa Senhora de Dores. Serão percorridos mais de 1,3 km até a Igreja de São Benedito, onde a procissão será encerrada.

Confira as imagens:

Com informações do Cidade Verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Em Picos, PRF apreende caminhão com carga de cocaína avaliada em mais de R$ 133 milhões

O veículo havia saído do Estado do Mato Grosso. Neste domingo (05), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a maior...

Caminhões de Mamografia vão realizar mais de 44 mil exames em 2024 no Piauí

Os primeiros municípios a receberem o serviço na primeira quinzena de maio são: Cristalândia, Sebastião Barros e Santo Antônio...

No Rio Grande do Sul, número de mortes após enchentes sobem para 83

São investigadas outras 4 mortes, segundo a Defesa Civil. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. Ao...

Saúde instala Centro de Operação de Emergência para enfrentar as chuvas intensas na região Sul

O objetivo do centro de operações emergenciais é a organização, coordenação e controle das medidas a serem empregadas na...
spot_img

Dia das Mães: compras na internet exigem cuidados extras

O comércio estima que as vendas com a data devem superar os R$ 13 bilhões. Com a proximidade do Dia...

Cidades do Rio Grande do Sul continuam isoladas após dias de chuvas devastadoras

As fortes tempestades registradas inviabilizaram rodovias e trechos que conectam municípios; falta de comunicação dificulta ajuda Pelo quinto dia após...
spot_img

Posts Recomendados