Regina Sousa veta proposta que facilitaria porte de armas a atiradores desportivos no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A governadora enfatiza que sua decisão pela rejeição à proposta baseia-se em argumentos de natureza jurídica.

A governadora Regina Sousa (PT) vetou, integralmente, o Projeto de Lei (PL) que facilitaria o porte de armas a caçadores, atiradores esportivos, colecionadores de armas integrantes de entidades de desporto legalmente constituídas, os chamados CACS.

A proposição, de autoria do deputado Carlos Augusto (MDB) e aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no mês passado, reconhece o risco dessas e a necessidade de defesa aos praticantes dessas atividades em todo o estado.

Governadora Regina Sousa

Na decisão, a governadora enfatiza que sua decisão pela rejeição à proposta baseia-se em argumentos de natureza jurídica. Além de ser inconstitucional, a justificativa é que o PL também desrespeita a legislação federal que regulamenta a questão.

“Impõe-se o veto total ao Projeto de lei face à sua inequívoca inconstitucionalidade, pois pretende deferir ao Estado competência para regulamentações relativas ao registro e porte de arma, o que refoge aos mandamentos dos preceitos constitucionais”, cita o texto.

Por lei, compete à Polícia Federal a autorização para o porte de arma de fogo de uso permitido, em todo território nacional, concedida pelo órgão após aprovação do Sistema Nacional de Armas (Sinarm) e mediante uma série de critérios.

Apesar dos CACS já terem a possibilidade de solicitar o registro, precisaram comprovar a efetiva necessidade por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à integridade física, como pretende o PL vetado na íntegra pela governadora.

“A presente proposição cria prevenção ao risco da atividade de caçador, atirador e colecionador integrantes de entidades de desporto, desobrigando o interessado do dever de comprovar o pré-requisito relativo ao risco da atividade que exerce e a efetiva necessidade do porte de arma junto ao órgão federal competente.

O entendimento do Executivo estadual, no entanto, é que a matéria suprime, no Piauí, um pré-requisito exigido pelo Estatuto do Desarmamento, que é a norma federal de controle de circulação de armas.

“A entrada em vigor das novas medidas propostas poderá ocasionar equívocos de interpretação, além de contradições e falhas nos sistemas de controle de armas de fogo, tornando o Projeto contrário ao interesse público”, enfatiza Regina Sousa.

O veto agora será analisado em Plenário pelos deputados, que podem acatar ou derrubar, parcialmente ou em sua totalidade, a decisão da governadora.

Na Alepi, ainda tramita uma outra proposição similar, que facilita o acesso ao porte de armas para todos os advogados regularmente inscritos na Seccional piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Breno Moreno
[email protected]

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Profissionais da educação básica no Piauí podem receber novo piso salarial a partir de 2026

Com a aprovação na Câmara, o texto segue agora para análise do Senado. A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto...

Prefeito Júnior Nato e presidente José Osmar destacam conquista histórica da sede própria da Câmara Municipal de Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A inauguração da sede própria da Câmara Municipal de Jerumenha, realizada nesta quarta-feira,...

Georgiano Neto é agraciado com o Título de Cidadão Jerumenhense em reconhecimento ao seu trabalho pelo município

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA O deputado estadual Georgiano Neto foi homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Mesmo condenada por decisão do STF, Câmara dos Deputados rejeita cassação do mandato de Carla Zambelli 

Plenário da Câmara manteve a parlamentar no cargo apesar de sentença da Suprema Corte. Condenada a dez anos de...
spot_img

Câmara Municipal de Jerumenha é inaugurada em solenidade prestigiada por autoridades

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugurou, na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro,...

Piauí vai receber R$ 2 bilhões para obras na saúde, educação e saneamento

Recursos serão destinados por meio do Novo PAC Seleções e do Fundo de Investimento e Infraestrutura Social (FIIS). O Piauí...
spot_img

Posts Recomendados