Sentir dor na lombar, infelizmente, é algo comum. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população já teve ou terá dor na coluna.
E se você quer pular ou permanecer no grupo dos outros 20%, que não possuem esse tipo de problema, é importante praticar exercícios físicos regularmente. Mas, de maneira correta.
Errar na postura durante a execução de algum movimento, ou exagerar na sobrecarga dos exercícios, a curto, médio, ou longo prazo, pode piorar o quadro de dor na lombar. Além de contribuir para o aparecimento de diversos outros problemas ortopédicos pelo corpo.
“Muitas vezes, uma pessoa que assiste uma videoaula acredita que está fazendo o exercício de maneira correta, porém por mais que ela não sinta dor naquele instante ela pode estar prejudicando algum segmento da coluna” explica o Dr. André Evaristo Marcondes, ortopedista e especialista em coluna do Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês.
“Se ao pular, agachar ou fazer um movimento, a pessoa sente dores, que não estão totalmente relacionadas ao treino, ela pode estar fazendo errado ou apresentar algum dano que precisa ser investigado. Até a dor muscular pode ser um sinal de exagero,” completa o especialista.
Portanto, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, é fundamental realizar uma avaliação médica pra checar se o corpo está preparado para aquele determinado tipo de exercício. Além disso, a mesma importância deve ser dada ao acompanhamento de um profissional de educação física durante os treinos. Isso pode evitar não apenas a dor na lombar, como outras patologias graves e crônicas.
“Nem sempre os exercícios que são indicados para uma pessoa também são ideais para você”, finaliza o Dr. Marcondes.
Fonte: Dr. André Evaristo Marcondes – Ortopedista Especializado em Coluna – Mestre em Saúde Pública Global pela University of Limerick (Irlanda) e especializado em Cirurgia de Coluna, Ortopedia e Traumatologia.
Sport Life Brasil