Governadora do Ceará anuncia saída do PDT após não ser escolhida como candidata à reeleição

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Izolda Cela tentou se candidatar às eleições, mas foi preterida pelo candidato Roberto Cláudio, apoiado por Ciro Gomes.

A governadora do Ceará, Izolda Cela, anunciou, na tarde desta terça-feira (26), que vai se desfiliar do PDT. O anúncio acontece após reunião do partido que definiu o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, como candidato ao governo.

A atual chefe do Executivo estadual era apoiada pelo ex-governador Camilo Santana (PT). Roberto Cláudio, por sua vez, era o favorito do candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT). A vitória de Roberto Cláudio, na convenção interna do PDT, culminou no rompimento da aliança mantida entre PT e PDT no Ceará. O PT, inclusive, decidiu lançar um candidato próprio ao governo, o deputado estadual licenciado Elmano de Freitas.

Governadora Izolda Cela – Foto: Rodrigo Carvalho

Por meio das redes sociais, a governadora informou sobre a decisão. “Temos hoje, através de legítima decisão dos partidos que têm ajudado a construir esse projeto em prol do Ceará, duas candidaturas lançadas ao Governo do Estado. Poderíamos já estar todos unidos contra o fascismo, a intolerância e o ódio”, disse Izolda.

“Defendi isso desde o início, juntamente com Cid, Camilo e tantos outros. Diante desta nova realidade, e respeitando as decisões tomadas, anuncio o meu pedido de desfiliação do PDT. Sigo com determinação para cumprir esta honrosa tarefa no comando do Governo do Estado pedindo sempre as bênçãos de Deus para fazer o melhor para os cearenses”, complementou a governadora.

Entenda o rompimento entre PT e PDT no Ceará após escolha de candidato ao governo

Camilo Santana foi aliado de Ciro Gomes, principal nome do PDT no estado — Foto: Arquivo g1
Camilo Santana foi aliado de Ciro Gomes, principal nome do PDT no estado — Foto: Arquivo g1

A noite do último domingo (24) foi agitada no cenário político do Ceará. O ex-governador Camilo Santana anunciou, por meio das redes sociais, candidatura de Elmano de Freitas, do mesmo partido, para o governo do estado. O ato foi de encontro ao esperado pelo maior aliado do ex-gestor estadual, Ciro Gomes, e incluiu um novo capítulo na história das duas lideranças na política cearense.

Isso porque Camilo e Ciro foram aliados históricos no Ceará na última década, o que levou, inclusive, Camilo ao executivo do estado antes de o representante da família Ferreira Gomes entrar no PDT.

No entanto, o agora pré-candidato ao Senado Federal pelo PT apoiava o nome da atual governadora, Izolda Cela, para o governo do estado, enquanto o pré-candidato à presidência apoia o ex-prefeito de Fortaleza. Este foi oficializado, neste domingo, como candidato do partido para o cargo.

Disputas internas

Apoios a candidatos diferentes para o governo estadual expuseram conflito entre Camilo e Ciro. — Foto: Fabiane de Paula/SVM; José Leomar/SVM
Apoios a candidatos diferentes para o governo estadual expuseram conflito entre Camilo e Ciro. — Foto: Fabiane de Paula/SVM; José Leomar/SVM

A governadora Izolda Cela, que assumiu o cargo após renúncia de Camilo Santana, buscava se candidatar à reeleição, mas não foi aprovada pelo partido. O nome de Roberto Cláudio foi escolhido no último dia 18, em reunião do diretório do PDT no estado.

Na ocasião, houve votação para escolha do pré-candidato, e Izolda perdeu para o ex-prefeito da capital por 29 contra 54 votos. Além de Ciro, Roberto Cláudio contava com o apoio do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e do atual prefeito de Fortaleza, José Sarto.

Izolda, apoiada por Camilo, era preferida pelo senador e ex-governador do Ceará, Cid Gomes. Além disso, os partidos PT, MDB, PP, PV e PC do B se manifestaram a favor da candidatura da atual gestora estadual.

Relações estremecidas

A relação entre as lideranças políticas do PT e do PDT, porém, já havia estremecido anos antes. Em 2012, Cid e Ciro Gomes — então no PSB — apoiaram o nome do deputado estadual Roberto Cláudio, no PSD à época, para a prefeitura de Fortaleza. A indicação foi descartada pela então prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), que apoiou o nome de Elmano para concorrer ao Paço Municipal.

Na corrida eleitoral, Elmano e Roberto Cláudio tiveram uma disputa acirrada no primeiro turno, mas o candidato do PSB saiu vitorioso na decisão do pleito. Tempos depois, Roberto Cláudio, Ciro e Cid, além dos aliados, transferiram-se ao Pros, passando a se relacionar com o PT novamente pelo governo estadual.

A coligação escolheu Camilo Santana em consenso, e o petista, então, concorreu nas eleições de 2014. Assim, a chapa venceu a disputa pelo Palácio da Abolição contra o candidato Eunício Oliveira (MDB), alçando Camilo como uma potência política estadual.

Eleições 2016

Nas eleições seguintes para a prefeitura da capital, Roberto Cláudio — já no PDT, assim como os irmãos Ferreira Gomes — tentou a reeleição para o cargo. A disputa pela gestão do município teve, ainda, participação da ex-prefeita Luizianne Lins, que acabou derrotada: ela saiu em 3º lugar, atrás de Capitão Wagner (PR).

Apesar de estar no governo do estado apoiado pelos irmãos Ferreira Gomes, Camilo Santana adotou tom neutro durante a campanha para a prefeitura daquele ano. O apoio mais incisivo ocorreu quando Roberto Cláudio passou para o segundo turno.

Por g1 CE

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Farmácia do Povo realizou a entrega de seis mil medicamentos na casa de pacientes em 2024

Ao todo, foram cerca de duas mil remessas mensais realizadas nos últimos três meses do ano, beneficiando mil pessoas. Em...

Cantor Gusttavo Lima segue internado e sem previsão de alta

Segundo boletim médico emitido na noite de domingo (22), o artista está em tratamento após apresentar um quadro de...

No Brasil, é registrada uma morte por acidente aéreo a cada 58 horas em 2024

Ano teve o maior número de mortes da última década; queda de aeronave no RS deve elevar registros para...

Osmar Júnior nega rumores sobre saída de Wellington Dias do Governo Lula

Wellington Dias está focado no trabalho de erradicação da fome no país O ex-deputado federal Osmar Júnior (PCdoB), secretário executivo...
spot_img

Israel ordena fechamento de um dos últimos hospitais no norte de Gaza

Profissionais de saúde tentam transportar centenas de pacientes As autoridades israelenses determinaram, na noite desse domingo (22), o fechamento de um...

Caixa conclui pagamento da parcela de dezembro do Bolsa Família

Recebem nesta segunda beneficiários com NIS de final 0 A Caixa Econômica Federal conclui o pagamento da parcela de dezembro...
spot_img

Posts Recomendados