Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Terra registra seu dia mais curto na história desde o ano de 1960

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

29 de junho foi o dia mais curto do nosso planeta, desde quando os cientistas passaram a medir a duração dos dias com relógios de alta precisão.

No dia 29 de junho, a Terra registrou seu dia mais curto desde que os cientistas começaram a usar relógios atômicos de alta precisão para medir a velocidade de rotação do nosso planeta, nos meados de 1960.

De acordo com um levantamento feito pelo site Time and Date com dados do Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS, na sigla em inglês), a Terra completou uma volta completa em torno do seu eixo com 1,59 milissegundo a menos que exatas 24 horas (1 ms corresponde a um milésimo de segundo, ou cerca de 0,001s).

Divulgação

A título de comparação, em média, um dia solar nos últimos 365 dias do ano teve -0,29 ms que 24 horas. Hoje, por exemplo, a estimativa é que o dia tenha 0,0003878 segundos a menos que 24 horas.

Já em 2019, o dia mais curto registrado foi 16 de julho, com menos 0,95 segundos.

Apesar dessas diferenças pontuais, a rotação do planeta está diminuindo de forma geral por causa das forças de maré entre a Terra e a Lua.

O cientistas estudam isso porque a precisão dos sistemas de medição de tempo é algo importante para diversas tecnologias modernas. Receptores de GPS, por exemplo, dependem dessa precisão para decodificar seus sinais de localização.

A Nasa, a agência espacial norte-americana, explica que na época dos dinossauros, a Terra completava uma rotação em cerca de 23 horas, enquanto que no ano de 1820, o movimento levava exatamente 24 horas.

Outro fato contribuinte é que durante os anos de El Niño, por exemplo, a rotação da Terra pode diminuir um pouco por causa de ventos mais fortes, aumentando a duração de um dia em uma fração de milissegundo.

Em 2016, justamente por causa desse fenômeno, o IERS chegou a anunciar a adição de uma espécie de “segundo bissexto” para manter os padrões mundiais de referência de tempo.

Mas o que explica os segundos a menos nos anos recentes?

A resposta para isso ainda é incerta e será explorada por cientistas em eventos e congressos especializados. Porém, se confirmada essa tendência a longo prazo, pesquisadores já debatem se precisaremos de um “segundo bissexto negativo”, subtraindo esse número pequeno, mas significativo, nos nossos relógios.

Por g1

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

‘Acredito na inocência de Cristina’, diz Lula após visitar ex-presidente argentina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse acreditar na inocência da ex-presidente argentina Cristina Kirchner nesta quinta-feira (3),...

Jesse James cobra melhorias no abastecimento de água em Guadalupe durante encontro na APPM

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, participou nesta quinta-feira (3), em Teresina, de...

​Pessoas com deficiência causada por Zika vírus poderão receber indenização de R$ 50 mil

A lei também prevê pensão mensal vitalícia no valor R$ 8.157,41. Governo brasileiro poderá pagar indenização por dano moral no...

Duas clínicas de estética de Teresina são interditadas por reutilização de seringas e outras irregularidades

Ao todo, 20 estabelecimentos foram inspecionados nas zonas Leste e Sul da capital. Duas clínicas de estética localizadas em Teresina...
spot_img

Piauí tem 35 barragens com riscos de segurança, aponta Agência Nacional de Águas

Destas, cinco são prioritárias para gestão de segurança e quatro apresentam alto risco de dano humano ou estrutural. Pelo menos...

Florinda Meza é acusada de agressões físicas e psicológicas contra Roberto Bolaños

Atriz teria apagado cigarros no corpo do marido como forma de punição, diz documentário. Depoimentos apresentados na série “Chespirito: Sem...
spot_img

Posts Recomendados