A parlamentar assume a disputa no lugar de Luciano Bivar, e é a quarta candidata ao Planalto nas eleições 2022.
O União Brasil confirmou nesta sexta-feira (5), durante convenção nacional em São Paulo, a candidatura da senadora Soraya Thronicke (MS) à Presidência da República.
Com o anúncio, Soraya se torna a quarta candidata mulher nas eleições de 2022, um recorde desde a redemocratização.
O candidato a vice-presidente na chapa é o ex-secretário da Receita Federal Marcos Cintra, também do União Brasil, conforme antecipou o analista Gustavo Uribe. Cintra é economista e foi deputado federal e vereador de São Paulo, além de candidato a prefeito da capital paulista em 2000.
Além de Cintra e de Soraya, a convenção contou também com o governador de São Paulo e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB), o primeiro a discursar, o candidato do União Brasil ao Senado, Sergio Moro, e o presidente do partido, Luciano Bivar, além de outras figuras do partido.
Foi Bivar quem oficializou o nome de Soraya à Presidência, dizendo que a senadora foi aprovada pela comissão instituidora do partido.
Resultado da fusão do DEM com o PSL, o União Brasil tinha o próprio Bivar como pré-candidato, mas ele anunciou a desistência no último domingo (31), informação antecipada pela analista de política da CNN Thais Arbex.
Em maio, a legenda abandonou negociações com o MDB e o PSDB para a articulação de uma candidatura única. Emedebistas e tucanos acabaram formando a chapa com Simone Tebet (MDB) e Mara Gabrilli (PSDB), que conta com o apoio do Cidadania.
Como informou a analista de política da CNN Basília Rodrigues, o União Brasil é dono da maior fatia do fundo partidário, com mais de R$ 1 bilhão para investir nestas eleições — a legenda foi procurada por vários partidos, inclusive pela campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Por Daniel Reis/CNN