Prefeito de Teresina e major da PM são acusados de agredir professores durante protesto; prefeitura nega

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O caso teria acontecido na Escola Municipal Francisco Prado, quando o prefeito cumpria agenda em comemoração ao aniversário da cidade.

Duas professoras registraram um boletim de ocorrência contra a comitiva da Prefeitura de Teresina nesta quarta-feira (10). As docentes denunciaram terem sido agredidas pelo prefeito, Dr. Pessoa, e o major da Força Tática, Flávio Pessoa, durante protesto na capital.

Uma professora contou que foi atingida com um chute pelo prefeito, enquanto a outra docente aparece em um vídeo sendo empurrada por um policial. A Prefeitura de Teresina nega as agressões. (confira a nota na íntegra ao fim da reportagem).

O caso teria ocorrido na Escola Municipal Francisco Prado, na qual o prefeito cumpria agenda de inauguração de uma sala virtual em comemoração ao aniversário da cidade. Quando a comitiva chegou ao local, professores grevistas da rede municipal aguardavam na calçada da escola em manifestação pela negociação do reajuste do piso salarial da categoria.

Professora é empurrada durante protesto em Teresina — Foto: Reprodução

Segundo o membro da coordenação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm), Sinésio Soares, o chute teria sido ocorrido na chegada do prefeito à escola e o empurrão, na saída.

“Na chegada do prefeito, os professores se aproximaram falando palavras de ordem, mas não ofereciam risco. A professora Olívia Aguiar se aproximou protestando e o prefeito chutou sua perna. Após a cerimônia, a comitiva do prefeito saía do local do evento, quando a professora Maria Margarete se aproximou do veículo ocupado pelo prefeito e foi empurrada pelo major da Força Tática Flávio Pessoa, que quase a derrubou. Todas as agressões cometidas contra mulheres”, contou.

Os professores grevistas têm acompanhado a agenda de aniversário da cidade desde essa segunda-feira (8), protestando contra a prefeitura.

Greve já dura 188 dias

O movimento grevista da rede municipal de ensino chegou ao seu 188º dia. Entre suas reivindicações, está o reajuste do piso salarial do magistério, que atualmente é de R$ 3.348,64 em Teresina, em 33,23%, igualando-o ao nacional, de R$ 3.845. A categoria exige a negociação junto à Prefeitura de Teresina e alega que o poder público municipal não quer dialogar com os professores.

Ação de improbidade

Em maio de 2022, o Ministério Público do Estado do Piauí moveu uma ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e o secretário municipal de educação, Nouga Cardoso, em exigência à observância do pagamento do piso nacional dos professores.

O promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima requereu ao Poder Judiciário o afastamento dos gestores de seus cargos e a indisponibilidade de bens.

Foto: Lucas Dias

Confira a nota da Prefeitura de Teresina

Sobre vídeo que circula na internet, a Prefeitura de Teresina nega qualquer tipo de agressão por parte do prefeito Dr. Pessoa a manifestantes. Todos os representantes desta gestão prezam pelo diálogo e boa convivência em sociedade.

Por Mayara Valença, g1 PI

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Plano de Segurança de Barragens gera dúvidas na população de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, Piauí – O município de Guadalupe, localizado no sul do Piauí e...

Ônibus Lilás: Adriana Sá destaca os serviços que serão oferecidos em Landri Sales na quarta-feira, 22 de maio

Em Landri Sales, a Secretaria Estadual das Mulheres está convidando as mulheres do município para conhecerem o Ônibus Lilás...

Maio Verde: 2,5 milhões de pessoas perdem a visão devido glaucoma

Doença pode causar perda de visão irreversível; campanha Maio Verde estimula conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce. A...

Imprensa nacional repercute Rafael Fonteles como “nova liderança” nacional

O texto, publicado no Blog do Noblat, no site Metrópoles. é assinado pelo Pós-doutor em Ciência Política, Antônio Carlos...
spot_img

Educação do Piauí convoca mais 120 professores para atuar no estado

Os candidatos devem preencher o formulário e enviar a documentação necessária no período de 15 a 22 de maio. A...

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...
spot_img

Posts Recomendados