Alguns cuidados devem ser tomados para prevenir a doença.
A Varíola dos Macacos já é presente no país, e aqui no estado até o momento já são 23 casos notificados da doença, somando com mais 17 suspeitas que seguem sob investigação.
Os sintomas da doença podem incluir dores de cabeça, febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza, mas é preciso estar atento também para o aspecto oftalmológico, pois apesar dos sintomas corporais, a doença pode afetar também a visão.
Segundo a médica oftalmologista, Walda Eulálio Santos do Hospital dos Olhos, em Teresina, é preciso ficar alerta e prestar muito atenção para alguns sintomas que podem surgir. “As lesões podem se concentrar tanto na região da Pálpebra como também na Conjuntiva”.
Outro fator preocupante da doença é a Úlcera de Córnea, que segundo a médica pode deixar a visão embaçada. A médica ainda chama atenção para o uso de automedicação, usado por muitas pessoas. “ A automedicação pode ser perigosa, por isso o ideal é buscar orientação médica”, pontua.
O quadro da doença pode ser percebido quando a pessoa começa a sentir dores pelo corpo, cabeça e febre, e em cinco dias pode evoluir para um quadro de feridas acompanhadas de Pus na pele. O período de incubação pode levar até cerca de 12 dias e o tratamento é seguido com base nos sintomas apresentados pelo paciente.
Alguns cuidados para prevenir a doença devem ser tomados, segundo Eulália. “Lavar as mãos com frequência, manter os olhos lubrificados e evitar levar as mãos aos olhos”, conclui.
O tempo seco também pode ser prejudicial aos olhos, pois quanto mais ressecado os olhos ficam, mais vulneráveis estão para agressões externas.
Com informações do Lupa1