Google lança oficialmente novo sistema operacional; veja os recursos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Novo sistema operacional chega com mais calma e menos barulho do que geração anterior.

O Google lançou oficialmente seu novo sistema operacional, o Android 13, nesta segunda-feira, 15. Mesmo sem tantas novidades neste ano, a nova versão do sistema já começa a funcionar em smartphones Pixel, do próprio Google, e deve chegar para as demais fabricantes ainda em 2022 — quando deve aparecer, também em aparelhos no Brasil.

O sistema foi apresentado durante o Google I/O, maior evento da empresa do ano, em maio deste ano, e trouxe uma aposta na continuidade do design colorido, inaugurado em 2021, e na conexão com diversos aparelhos inteligentes.

Google lança oficialmente novo sistema operacional

Baseado em pilares como privacidade, conexão e dispositivos, o Android 13 chega com mais calma e menos barulho que a geração anterior. Em 2021, a introdução de um design completamente diferente — e colorido — foi uma das maiores mudanças no sistema operacional desde a criação. Por isso, a ideia agora é aprimorar os conceitos já apresentados pelo Google.

A começar pelo sistema de personalização, o Material You, que vai se manter basicamente o mesmo, mas com um nível a mais de cor para o usuário. Além de poder customizar ícones e áreas de trabalho, a ferramenta vai incorporar, também, as cores ao tema utilizado pelo celular. Assim, os padrões e layout poderão ser quase totalmente customizados pelos usuários.

Com o Android 13, o Google espera resolver problemas de tamanho, resolução e acesso de mais de 20 aplicativos selecionados para tablets, como YouTube e Google Message. Quem usar o Android 13 também vai poder alterar idiomas a depender do aplicativo, podendo configurar línguas distintas para casa uso.

Segurança e privacidade

Em relação à segurança, o Google também deu passos importantes no Android 13. De acordo com a empresa, as mensagens de texto para grupos no Messages vão possuir criptografia de ponta-a-ponta, tecnologia que permite que apenas quem envia e quem recebe o conteúdo possa ter acesso a ele — os principais apps de mensagem tem a ferramenta.

Além disso, a empresa quer voltar a atenção para a carteira digital. A renomeada Google Wallet (antes, Google Pay) ganha recursos de segurança para tornar o uso mais prático e confiável. A intenção da companhia é que a carteira seja de tudo um pouco: meio de pagamento, chave de carro, cartão de embarque e de quarto de hotel. As funções devem incluir algum tipo de verificação e ficarão disponíveis nos meses subsequentes ao lançamento do Android 13.

Também considerando a carteira digital, o Google quer avisar os usuários quando o dinheiro está apertado no app. A integração da Wallet com aplicativos de localização, como o Google Mapas, vai poder cruzar informações e dizer ao usuário se o dinheiro na carteira é suficiente para fazer o trajeto, por exemplo. Seguindo o plano do Mapas, os apps vão considerar passagens de transporte, pedágios ou outras tarifas a serem pagas para chegar ao destino final.

A segurança física dos usuários também virou item na atualização do sistema operacional. Conforme a região em que o usuário está, o sistema emitirá um alerta de terremoto caso seja detectado alguma atividade anormal na localidade. Por sensores, o celular avisa o grau de perigo do terremoto e dá instruções de como proceder em caso de emergência. De acordo com a empresa, a ferramenta já está em uso por cerca de 25 países e deve chegar a mais lugares em breve.

Universo dos dispositivos

Um dos objetivos para o Android neste novo lançamento é fazer com que o sistema operacional possa ser mais integrado com dispositivos além do smartphone. O Google apresentou, nesta proposta, atualizações para o WearOS, para relógios inteligentes, em parcerias que vão além da Samsung, com quem tem trabalhado nos últimos anos.

O maior exemplo é o novo dispositivo inteligente da marca: o Pixel Watch. Funcionando com o Android para relógios, o vestível já nasce com aplicativos da Google Store repaginados para os dispositivos, como Spotify, Adidas Running, Deezer e SoundCloud.

Mas os fabricantes que já incorporam o sistema operacional também não ficaram para trás. A intenção é que essas marcas (Samsung, Fossil Group, Montblanc e Mobvoi, por exemplo) possam receber os novos apps assim que a atualização estiver disponível.

Para o novo Galaxy Watch, porém, o Google reserva uma novidade: a assistente de voz da empresa passa a fazer parte das atividades proporcionadas pela empresa no relógio.

Ainda pensando em diferentes dispositivos, o Android 13 quer tornar inteligente a conexão de fones de ouvido sem fio. Na nova versão, os dispositivos poderão reconhecer a troca de pareamento entre um aparelho e outro, sem que seja necessário desconectar manualmente. Assim, se o usuário estiver ouvindo música por um aplicativo no tablet e quiser migrar para uma chamada no telefone, o sistema vai reconhecer a troca de uso dos dispositivos e automaticamente direcionar o fone de ouvido para a atividade. A função é similar ao que ocorre nos dispositivos da Apple, como AirPods e iPhone.

Estadão Conteúdo

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Sala do Empreendedor de Jerumenha é certificada com Selo Ouro pelo SEBRAE

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Jerumenha foi certificada com o Selo Ouro de...
spot_img

Posts Recomendados