Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Regina Sousa tem uma das piores avaliações entre os governadores do Brasil, recebe zero ponto na avaliação e fica em 23° lugar

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pesquisa feita pelo Ipec em todos os estados brasileiros mostra que dos 27 governadores, 22 têm saldo positivo de popularidade.

O governador mais bem avaliado do Brasil, segundo o Ipec, é Helder Barbalho (MDB), do Pará, com 44 pontos de saldo positivo: 55% de ótimo/bom e 11% de ruim/péssimo.

Helder Barbalho é o candidato à reeleição que lidera com mais folga a corrida eleitoral para governos estaduais, com 65% das intenções de voto.

Ex-ministro dos governos de Dilma Rousseff (Pesca) e de Michel Temer (Integração Nacional), Helder Barbalho é filho da velha política e oriundo do clã político dominante do Pará.

É filho do senador Jader Barbalho (ex-governador e ex-ministro do governo Sarney) e da seis vezes deputada federal Elcione Barbalho.

Três governadores que não disputam a reeleição eram vice-governadores e assumiram o cargo há poucos meses apenas para completar o mandato do titular:

11º lugar – Izolda Cela (PDT), do Ceará: saldo de 27 pontos; substituiu o governador Camilo Santana (PT), que renunciou para disputar o Senado. PT e PDT romperam a aliança e têm candidatos diferentes a governador.

19º lugar – Ranolfo Vieira Junior (PSDB), do Rio Grande do Sul: saldo de 9 pontos; substituiu Eduardo Leite (PSDB), que renunciou para tentar ser candidato a presidente, não conseguiu, e voltar a disputar o governo gaúcho.

23º lugar – Regina Sousa (PT), do Piauí: saldo de zero ponto; substituiu Wellington Dias (PT), que renunciou para ser candidato ao Senado.

Regina Sousa tem uma das piores avaliações entre os governadores do Brasil

24 pontos negativos.

Entre o mais populares, quem fica abaixo de Helder Barbalho, em 2º lugar é  Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo: saldo de 43 pontos e 56% de intenção de voto.

3º lugar – Ratinho Junior (PSD), do Paraná: saldo de 39 pontos e 46% de intenção de voto.

4º lugar -Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás: saldo de 35 pontos e 48% de intenção de voto.

5º lugar -Mauro Mendes (União Brasil), de Mato Grosso: saldo de 34 pontos e 53% das intenções de voto.

6º lugar -Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais: saldo de 34 pontos e 44% de intenção de voto.

7º lugar -Gladson Cameli (PP), do Acre: saldo de 32 pontos e 51% de intenções de voto.

Dos 27 governadores em exercício, oito não são candidatos à reeleição. Desses oito, cinco não podem disputar porque estão em seu segundo mandato consecutivo:


8º lugar – Reinaldo Azambuja (PSDB), de Mato Grosso do Sul: saldo de 31 pontos.

12º lugar – Rui Costa (PT), da Bahia: saldo de 25 pontos.

25º lugar – Belivaldo Chagas (PSD), de Sergipe : saldo negativo 8 pontos.

26º lugar – Waldez Góes (PDT), do Amapá: saldo negativo de 24 pontos.

27º e último lugar – Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco: saldo negativo de 38 pontos.

Câmara sucedeu no governo a seu padrinho, Eduardo Campos, que morreu em um acidente aéreo em 2014 quando disputava a Presidência da República. Eduardo era neto do ex-governador Miguel Arraes.

Câmara foi um dos governadores mais bem votados em 2014, mas nunca tirou a hegemonia política em Pernambuco dos herdeiros da família Arraes.

Neta de Miguel Arraes, Marília Arraes (Solidariedade) é líder da corrida para o governo; e disputa, entre outros, contra Danilo Cabral (PSB), candidato apoiado por seu primo João Campos (filho de Eduardo e bisneto de Miguel).

Há quatro ex-vice-governadores que assumiram o mandato e são candidatos à reeleição. Em diferentes graus, sofrem com o baixo conhecimento pelo eleitorado e apresentam taxas de avaliação “regular” ou de “não sabe/não conhece” muito altas. São eles:

9º lugar – Wanderlei Barbosa (Republicanos), de Tocantins: saldo de 29 pontos e 40% das intenções de voto; assumiu o governo em 11 de março de 2022.

14º lugar – Carlos Brandão (PSB), do Maranhão: saldo de 19 pontos e 28% das intenções de voto; assumiu o governo em 2 de abril de 2022.

20º lugar – Rodrigo Garcia (PSDB), de São Paulo: saldo de 7 pontos e 10% das intenções de voto; assumiu o governo em 1º de abril de 2022.

21º lugar – Claudio Castro (PL), do Rio de Janeiro: saldo de 6 pontos e 26% das intenções de voto; assumiu o governo em 1º de maio de 2021.

Há dois candidatos a governador com saldo de popularidade baixo ou negativo, mas que disputam a reeleição com chances:

22º lugar – Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal: saldo de 5 pontos e 41% das intenções de voto; fechou um acordo que reuniu o ex-governador José Roberto Arruda e sua esposa e ex-ministra de Bolsonaro, Flavia Arruda (PL).

24º lugar – Wilson Lima (União Brasil), do Amazonas: saldo negativo de 4 pontos e 30% das intenções de voto.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Operação combate desmatamento ilegal em seis municípios do Piauí

Ação da Semarh fiscalizou 36 áreas e aplicou R$ 550 mil em multas por danos ambientais. A Operação Carcará 01,...

Prefeitura de Guadalupe promove Dia de Campo para idosos do CCI na Chácara Península e já planeja novo passeio em junho

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira,...

Mãe é cobrada por levar leite materno extraído em voo: “Humilhante”

A mulher, que ainda amamenta, relatou ter sido taxada pela companhia aérea por transportar leite materno extraído em voo...

Carlos Lupi deve entregar cargo diante de escândalo no INSS

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apontam que o ministro da Previdência não deve permanecer no...
spot_img

Aposentados do INSS que ganham mais que o salário mínimo começam a receber 13º

Pagamento a quem ganha benefício mínimo começou no último dia 24 Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto...

Quadrilhas juninas do Piauí poderão receber verba de fundo constitucional a partir de 2026

O Presidente Lula sancionou no Diário Oficial da União a Lei que estabeleceu que os recursos dos fundos constitucionais...
spot_img

Posts Recomendados