Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Alexandre de Moraes suspende investigações do Cade e da PF sobre institutos de pesquisas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente do TSE pediu para Corregedoria-Geral Eleitoral e Procuradoria-Geral Eleitoral investigarem se houve abuso de autoridade e de poder pelo candidato Jair Bolsonaro (PL).

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, determinou a suspensão das investigações abertas por ordem do Ministério da Justiça e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre os institutos de pesquisa eleitoral. As informações do Estadão.

Foto: Rosinei Coutinho/Agência Brasil

Moraes, em despacho na noite desta quinta-feira (13), justificou que houve “usurpação da competência” da Justiça Eleitoral, que na avaliação do ministro teria a atribuição para instaurar eventual investigação.

O presidente do TSE disse que os procedimentos “parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral” do presidente Jair Bolsonaro (PL), o que segundo Moraes poderia caracterizar desvio de finalidade e abuso de poder das autoridades que determinaram as apurações.

“Patente, portanto, a competência desta Corte Eleitoral para, no exercício de seu poder de polícia, disciplinado no art. 23 do Código Eleitoral, fazer cessar as indevidas determinações realizadas por órgãos incompetentes e com indicativos de abuso de poder político e desvio de finalidade”, escreveu.

As medidas foram tomadas “de ofício” pelo presidente do TSE – ou seja, sem provocação de outro órgão. O ministro ainda determinou que a Corregedoria-Geral Eleitoral e a Procuradoria-Geral Eleitoral apurem se houve abuso de autoridade e abuso de poder político no uso de órgãos administrativos para favorecer a candidatura de Bolsonaro, segundo o Estadão.

Além do procedimento no Cade, o ministro da Justiça, Anderson Torres, requisitou investigação pela Polícia Federal (PF) nesta quinta. O inquérito foi instaurado a partir de uma representação da campanha do presidente Bolsonaro. No Cade, a apuração foi aberta a mando do presidente do órgão antitruste Alexandre Cordeiro e tinha no rol de investigados as empresas Datafolha, Ipec e Ipespe. Cordeiro disse ver indícios de que os institutos de pesquisa atuaram “na forma de cartel” para “manipular” as eleições.

GZH

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Com destaque na Conferência Estadual LGBTQIA+, Danielle Ribeiro vai representar o Piauí na etapa nacional em Brasília

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA Nos dias 26 e 27 de junho, Teresina sediou a 4ª Conferência Estadual...

Gol de piauiense decide mais uma vez e Fluminense vai à semifinal do Mundial

O piauiense Hércules Pereira, natural de Jaicós (PI), foi decisivo na vitória do Fluminense sobre o Al-Hilal nas quartas...

Lula cobra fiscalização de preços de combustíveis para que redução de preço chegue ao consumidor

Para ele, quando a Petrobras reduz os valores, os postos devem baixar o preço na mesma magnitude para o...

Seu Desejo retira Marcos Parente da agenda de julho após confusão sobre show no dia 15

Por Gleison Fernandes. Após três dias de especulações, a banda Seu Desejo atualizou sua agenda de shows nesta sexta-feira, 4...
spot_img

IOF: Alexandre de Moraes suspende atos do governo Lula e do Congresso, e convoca conciliação

Ministro é relator das ações no STF sobre o tema. Congresso derrubou decretos do Planalto que elevaram alíquotas do...

Arraial da Saúde leva serviços e vacinação à população do povoado Barra do Lance, em Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta sexta-feira, 4 de julho, a comunidade do povoado Barra do...
spot_img

Posts Recomendados