Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA
Nos dias 26 e 27 de junho, Teresina sediou a 4ª Conferência Estadual dos Direitos da População LGBTQIA+ do Piauí, reunindo lideranças, movimentos sociais e representantes de diversos municípios para discutir políticas públicas voltadas à inclusão, diversidade e promoção da igualdade.
A cidade de Guadalupe foi representada por uma equipe de delegados eleitos durante a conferência municipal realizada no início de maio. A comitiva local contou com a participação de Danielle Ribeiro, Cleyton Alves, Luiz Fernando e Geovana Fonseca, que estiveram engajados nas discussões realizadas na capital.

Durante os dois dias de evento, os participantes debateram temas como combate à LGBTfobia, acesso à saúde, educação inclusiva, empregabilidade, segurança e o fortalecimento de políticas públicas que assegurem os direitos da população LGBTQIA+. Ao final da conferência, foram escolhidos os delegados que representarão o Piauí na etapa nacional do evento.
Entre os selecionados está a guadalupense Danielle Ribeiro, que foi eleita para integrar a delegação piauiense composta por 31 representantes que participarão da 4ª Conferência Nacional dos Direitos da População LGBTQIA+, marcada para acontecer de 21 a 25 de outubro, em Brasília.

Em entrevista ao Portal Cidade Luz, Danielle destacou a importância do momento: “É uma honra representar minha cidade e o nosso estado na etapa nacional. A conferência estadual foi um espaço fundamental de escuta e construção coletiva. Agora, vamos levar essas vozes para Brasília, em busca de mais avanços para a comunidade LGBTQIA+.”
A conferência nacional será promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, e contará com representantes de todos os estados brasileiros.
Confira as imagens








