Os dados das cinco casas de detenção foram obtidos através do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o candidato a Presidência da República mais votado nos presídios do Piauí no 1º turno das eleições, levando em conta os resultados de cinco locais de votação em presídios do interior do Piauí, que estão disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O levantamento apontou que, de 194 votos nas cinco casas de detenção, o candidato petista teve 178 votos, contra somente 9 do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) receberam 2 votos cada nas casas de detenção analisadas. Brancos ou nulos somaram 3 votos. Considerando os votos válidos destes locais, Lula venceu com aproximadamente 93%.
Segundo o TSE, o direito ao voto é garantido pela Constituição a duas categorias de presos: os que estão em prisão provisória e aos adolescentes internados por medida socioeducativa.
Preso provisório é aquele cuja sentença ainda não teve trânsito em julgado, ou seja, quando ainda cabe recurso ao processo. Em outras palavras, é o suspeito que ainda não foi a julgamento ou não recebeu uma condenação definitiva. Esse tipo de prisão é excepcional e ocorre em casos específicos, como quando a liberdade do suspeito coloca em risco outras pessoas ou abre margem para a destruição de provas, por exemplo.
Veja a lista