Sim, precisamos de um presidente que se emocione com quem passa fome no Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O “Mercado” nunca irá se comover com a pobreza. Pelo contrário, o “Mercado” dará um jeito de lucrar com a miséria. O “Mercado” não chora junto com quem sofre, o mercado vende o lenço para quem chora. O capitalismo é assim.

O “Mercado” é essa entidade abstrata, sem nome e sem endereço fixo, mas que aparece por meio da mídia, de vezes em quando, para nos lembrar de que é preciso deixar os pobres onde eles estão, num campo da invisibilidade e sem poder de decisão. A fome não é um assunto para o “mercado”. Nunca foi. Carolina Maria de Jesus sempre esteve certa quando disse que “O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome”. O choro de Lula incomoda porque o “Mercado” nunca se importou com quem passa fome.

Foto: / AFP / NELSON ALMEIDA

Não, o pranto de Lula não deve servir como argumento para ajustes fiscais e econômicos. O pranto de Lula não é chantagem emocional para furar o teto de gastos. Não é argumento para convencer políticos e muito menos o Capital. Porque, veja, o “Mercado” não está nem aí para quem se emociona. De fato estamos falando de números frios e, sinceramente, o choro de um presidente não irá comover “Mercado” algum.

É claro que não precisamos de um presidente que apenas se emocione, precisamos de um presidente que transforme o pranto em ação. O pranto de Lula não é nenhum pedido de licença para irresponsabilidades fiscais. Durante a campanha muito se criticou Lula por fazer um discurso do “olha o que fizemos”, ao invés de falar sobre o que iria fazer caso fosse eleito. Não acho que foi um erro. Precisamos lembrar os pontos positivos de seus governos. Além disso, a maior fatia de eleitores de Lula foi a de pobres, negros e nordestinos. Isto não é por caso. É uma parte significativa da população que lembra de tempos melhores, porque como disse Carolina Maria de Jesus, a fome educa.

Por outro lado, essa ideia colonialista e ocidental de elidir as emoções do campo da razão, como se os afetos fossem menores, como se não fôssemos todos constituídos de sentimentos. Ou ainda argumentos de que a razão é coisa para adultos. A emoção é infantil, relegada a quem não pensa, a quem não é racional. Aquela mesma falácia do filósofo Descartes com a síntese maniqueísta ocidental do “Penso, logo existo”, separando pessoas entre as que pensam e as que não pensam, entre as que merecem existir, das que não merecem existir porque “só sentem”.

Lula ainda não assumiu. É presidente eleito e que encontra a recusa de uma grande parte da população ressentida com sua vitória. Lula tem feito discursos para apaziguar os ânimos. Não será um governo fácil. Há destruição por todos os lados. O estrago bolsonarista ainda deixará sequelas por muitos anos. No entanto, tal situação não dá carta branca para Lula ser irresponsável com a economia. Estamos todos de olho. Elegemos políticos para atender interesses da sociedade, não para defendê-lo a qualquer custo.

Tivemos há pouco tempo um presidente que nunca se comoveu com as mortes da pandemia e deu no que deu. Um presidente que não se comove com mais de 30 milhões de pessoas passando fome é que deveria ser um problema. A inversão de valores atende a lógica capitalista. Talvez, quatro anos de uma tragédia que se abateu nesse país na era Bolsonaro tenha nos deixado dessa forma: sem o direito a comoção. Os discursos de ódio e de violência nos atingiram a todos e não precisamos de mais um presidente indiferente para os que sofrem.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Por Jeferson Tenório/Colunista do UOL

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães

Homem confinava os cachorros em subsolo de loja em São Paulo O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou...

Prazo para mei, micro e pequenas empresas aderir ao Simples Nacional termina neste sábado

Microempreendedor individual que foi excluído deve regularizar pendências para retornar ao regime simplificado de tributos Empreendedores que desejam aderir ou...

Brasil registrou 84,7 mil desaparecidos em 2025; média de 232 por dia

O total de pessoas localizadas também vem aumentando ano a ano O Brasil registrou 84.760 casos de desaparecimento de pessoas...

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...
spot_img

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...
spot_img

Posts Recomendados