Rafael Fonteles e Themístocles Filho serão diplomados pelo TRE dia 16 de dezembro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Além do governador e vice-governador, serão diplomados os candidatos eleitos para senador, deputado federal, deputado estadual e os seus suplentes.

A diplomação do governador eleito Rafael Fonteles (PT) e do vice-governador Themístocles Filho (MDB) foi marcada para o dia 16 de dezembro pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

A cerimônia acontecerá às 19h no auditório do Tribunal de Justiça (TJ-PI), na Praça Edgard Nogueira, Centro de Teresina.

Rafael Fonteles e Themístocles Filho (Ascom)

Além do governador e vice-governador, serão diplomados os candidatos eleitos para senador, deputado federal, deputado estadual e os seus suplentes. Ao todo, serão 69 suplentes diplomados.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do tribunal eleitoral competente.

Rafael Fonteles (PT) governador eleito do Piauí — Foto: Ascom

Rafael Fonteles (PT) foi eleito governador do Piauí no primeiro turno das eleições com 57,17% dos votos válidos, totalizando 1.114.768 votos. Pela primeira vez, Rafael Fonteles vai assumir o governo do estado.

Wellington Dias (PT) foi eleito senador do Piauí. Ele recebeu 961.855 votos, o que corresponde a 51,34% dos votos válidos. Esse será o segundo mandato de Wellington Dias como senador. O petista foi eleito ao Senado pela primeira vez em 2010.

Os piauienses também elegeram 30 deputados estaduais (veja lista aqui) e 10 deputados federais.

Na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), dos 30, 20 deputados foram reeleitos. A renovação é de cerca de 30%. O PT é o partido que ocupa o maior número de cadeiras, com 12 representantes. O MDB e o Progressistas ocupam a segunda e terceira posição respectivamente como partidos com maior número de candidatos eleitos, nove e oito, seguidos pelo Solidariedade com um.

Já na Câmara Federal, dos 10, quatro deputados federais foram reeleitos. O PT é o partido que ocupa o maior número de cadeiras, com quatro representantes.

Por g1 PI

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

ZPE Piauí exporta 24 toneladas de produtos industrializados para Holanda

A cera de carnaúba fabricada pela Agrocera Piauí tem como destino Amsterdam. O recinto aduaneiro da ZPE Piauí processou, nesta...

Prefeito de Floriano inaugurada pavimentação da Travessa Adelina Monteiro no Campo Velho

"A mobilidade urbana traz melhores condições de vida aos moradores, que podem transitar pelo seu bairro com acessibilidade e...

No Piauí, estado tem quase 300 casos de estupro de vulnerável em 2024

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI), número é uma redução de 6,6% em relação à quantidade total...

Rio Grande do Sul: Número de mortos sobe para 155; 94 pessoas estão desaparecidas

De acordo com a Defesa Civil, mais de 77 mil estão em abrigos e 82 mil foram resgatados O número...
spot_img

Prazo para adesão ao Desenrola Brasil termina na segunda-feira (20)

Segundo o Ministério da Fazenda, 14,7 milhões de pessoas já renegociaram cerca de R$ 51,7 bilhões em dívidas Essa é...

Campanha busca mobilizar população contra violência sexual infantil

Especialistas defendem educação sexual nas escolas A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (ligada ao...
spot_img

Posts Recomendados