Carro que vai levar Lula foi encomendado por Getúlio Vargas e já levou a rainha Elizabeth

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O tradicional conversível preto “Rolls-Royce presidencial” pode não ser utilizado durante a posse de Lula (PT); preocupada com a segurança do presidente eleito, equipe avalia carro fechado ou blindado.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não decidiu se vai utilizar o tradicional Rolls-Royce presidencial no dia 1º de janeiro durante a cerimônia de posse ou se desfilará em um carro fechado por questão de segurança.

Presidente Lula nas comemorações do Dia da Independência, em 2007, a bordo do Rolls-Royce usado tradicionalmente por presidentes brasileiros.
Crédito: Ricardo Stuckert / PR / Reprodução

O Rolls-Royce do modelo Silver Wraith conversível serve à Presidência da República há quase 70 anos e foi encomendado pelo então presidente Getúlio Vargas na década de 1950.

O carro é tradicionalmente usado pelos presidentes brasileiros em ocasiões especiais, como a posse de um novo mandatário e outras comemorações de feriado, como o 7 de Setembro, por exemplo. A estreia do veículo foi feita durante a comemoração do Dia do Trabalho, em 1º de maio de 1953, no município de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Dilma Rousseff desfila a bordo do Rolls-Royce da Presidência, em sua segunda posse, em 2015.
Crédito: Biblioteca da Presidência / Reprodução

O automóvel é uma raridade e foi o último modelo a ter a carroceria definida pelo comprador. Fabricado na Inglaterra em 1952 e trazido ao Brasil no ano seguinte por pedido de Vargas, o carro teria custado uma fortuna para a época.

Características específicas foram pedidas, como reforço nas chapas de aço do para-choque e instalação de mastros para uso de bandeiras oficiais, por exemplo.

Apesar de muito conhecida, a história de que o carro teria sido um presente da rainha Elizabeth II para o Brasil não é verdadeira.

Segundo o site da Câmara dos Deputados, o empresário Gastão Correia da Veiga Filho, dono da empresa importadora dos carros ingleses, alega que ainda guarda as faturas do Rolls-Royce presidencial. Por outro lado, a filha de Getúlio, Alzira Vargas, garantia que o carro foi pago por amigos do ex-presidente.

Carro já transportou chefes de Estado estrangeiros

Mesmo que não tenha sido um presente da rainha Elizabeth II, o automóvel foi usado pela monarca durante sua primeira e única visita ao Brasil, em 1968.

A primeira vez que um chefe de Estado estrangeiro andou no carro foi o presidente do Peru, general Manoel Odria, em 25 de agosto de 1953. Também foram transportados, em visita ao Brasil, o rei Balduíno da Bélgica e o presidente francês Charles de Gaulle.

Rainha Elizabeth II, em sua única visita ao Brasil, acenando aos moradores de Salvador, em 1968.
Rainha Elizabeth II, em sua única visita ao Brasil, acenando aos moradores de Salvador, em 1968. / Daily Mirror/Mirrorpix/Mirrorpix via Getty Images

Rolls-Royce ainda é dúvida na posse de Lula

Em entrevista coletiva na terça-feira (27), o futuro ministro da Defesa, Flávio Dino, disse que dois cenários estarão disponíveis no dia da posse: o desfile com carro aberto ou fechado.

Lula usou o conversível durante as duas cerimônias de posse de seus governos anteriores, mas neste ano a equipe do novo governo está mais preocupada com a segurança. Por isso, há a possibilidade de o desfile ser feito com um carro fechado ou blindado.

Mesmo que a decisão seja por utilizar um carro aberto, talvez o veículo escolhido não seja o tradicional Rolls-Royce preto. Em uma entrevista coletiva no início de dezembro, a futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, disse que o carro parecia ter sido danificado na última cerimônia de posse de Jair Bolsonaro (PL).

Procurado pela CNN, o Palácio do Planalto negou os danos no veículo. “Informamos que o veículo Rolls-Royce, que é utilizado nas cerimônias de posse presidencial, encontra-se em perfeitas condições de funcionamento, situação que se mantém na presente data.”

Presidente Jair Bolsonaro acena ao público durante posse presidencial, em 2019, a bordo do Rolls-Royce da Presidência.
Crédito: Alan Morici/picture alliance via Getty Images

*Com informações de Léo Lopes, da CNN

Fernanda Pinotti, da CNN

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia Federal coloca Bolsonaro como articulador do golpe

Até este momento, a sustentação feita pela defesa de Bolsonaro era de que ele não sabia de nada. A situação...

Detran do Piauí concede até 95% de desconto nos juros e multas decorrentes de atraso no pagamento do licenciamento veicular

O programa oferece diversas opções de pagamento, com descontos que podem variar de 70% a 95%. Proprietários de veículos já...

Expoapi 2024 deve gerar R$ 300 milhões em negócios e atrair 400 mil pessoas

O evento contará com leilões, ações de networking e shows com grandes atrações nacionais e locais, todos com entrada...

Rodrigo Martins, prefeito eleito de Bertolínia, participa do encontro Pactos pelo Piauí 

O encontro foi organizado pelo Governo do Piauí, em parceria com a APPM e a participação de órgãos federais. Por...
spot_img

Ao lado do superintendente do Senar, vereador Dr. Dilson Gomes visita serviços do Programa Saúde do Homem e Mulher Rural em Guadalupe

"Gostaria de parabenizar mais uma vez a iniciativa da prefeita Neidinha Lima, que coloca sempre a saúde como prioridade...

Empreendedora de Guadalupe é premiada no Sebrae Mulher de Negócios e celebra a conquista nacional

Premiação comemora 15 vencedoras, incluindo Luzilene Soares da Silva, de Guadalupe, em cinco categorias de atuação no Brasil. Quinze empreendedoras...
spot_img

Posts Recomendados