Piauí teve quase 700 casos de Hanseníase em 2022, e Sesapi alerta para o enfrentamento da doença no Estado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

22 casos foram em menores de 15 anos de idade, quando a doença é identificada ainda em atividade

O Piauí registrou em 2022, 692 novos casos de Hanseníase. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta quarta-feira (18). Do total, 22 casos foram em menores de 15 anos de idade, quando a doença é identificada ainda em atividade. No Piauí, o mês de janeiro é dedicado ao enfrentamento e conscientização sobre a Hanseníase, o chamado Janeiro Roxo.

A Sesapi vem realizando atividades em parceria com órgãos e entidades da área em alusão ao Janeiro Roxo. O momento foi criado para alertar a sociedade civil sobre sinais e sintomas da doença, bem como mobilizar profissionais da saúde sobre a busca ativa para o diagnóstico precoce da Hanseníase, prevenção de sequelas e enfrentamento ao estigma que está presente na história dos pacientes. Outro ponto é garantir que a comunidade tenha conhecimento do tratamento gratuito existente no SUS.

Foto: GI/Getty Images

Neste ano, a campanha segue com o tema “Hanseníase: identificou, tratou, curou” e traz atividades como webinários, oficinas, rodas de conversa, seminário e também uma cerimônia de premiação, que ocorre nesta quinta-feira (19), a partir das 9h, no pátio da Sesapi. Serão homenageadas pessoas importantes que atuam no combate à hanseníase no Piauí.

Eliracema Alves, supervisora de Hanseníase na Sesapi, destaca que o ponto mais importante é conscientizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce de doença.

“Ter todo um trabalho de conscientização e fazer com que as pessoas procurem os serviços de saúde para identificar rapidamente a doença é essencial. Um tratamento precoce é o principal passo para evitar uma evolução negativa da doença. Ter casos da doença em menores de 15 anos também chama uma atenção para as pessoas observarem cada vez mais os sinais e sintomas para buscar o serviço de saúde em momento oportuno”, fala a supervisora.

A Hanseníase é uma doença crônica, onde a contaminação se da pelas vias aéreas superiores, o diagnóstico é essencialmente clínico e epidemiológico, realizado por meio do exame geral e dermatoneurólogico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos, com alterações sensitivas, motoras e/ou autonômicas.

“O diagnóstico rápido nos permite um tratamento precoce que é mais efetivo na interrupção do ciclo de contaminação, ajudando assim a reduzir o número de possíveis novos casos no estado”, destaca Eliracema Alves.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Por que os doadores de esperma estão tendo centenas de filhos?

O mercado europeu de esperma está em expansão, mas será que o esperma de alguns doadores está sendo usado...

Floriano celebra o Dia da Bíblia com evento especial e participação do deputado Dr. Marcus Vinícius; veja o vídeo

Com programação religiosa e apresentação musical, a cidade reúne fiéis para exaltar a Palavra de Deus e fortalecer laços...

Homem é preso suspeito de abuso sexual contra a própria mãe e violar medida protetiva em Floriano

Um homem conhecido pelo apelido de “Pote” foi preso na tarde da última quarta-feira, 10/12, por volta das 15h30,...

Transnordestina avança com todos os lotes contratados e fortalece logística no Piauí

O Governo Federal informou que todos os lotes da Ferrovia Transnordestina já contam com contratos de obras firmados, o...
spot_img

Senador Ciro Nogueira entrega ambulâncias e reforça investimentos em Morro do Chapéu

Parlamentar cumpre agenda no interior do Piauí, destaca parceria com lideranças locais e anuncia novos recursos para o fortalecimento...

Alexandre de Moraes acata pedido de defesa para fazer exame de ultrassom em Bolsonaro

Exame foi solicitado pela defesa para comprovar a existência de uma hérnia inguinal bilateral no ex-presidente. O ministro do Supremo...
spot_img

Posts Recomendados