Enel dá início a operação comercial de complexo solar por R$ 870 milhões no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com a nova seção de 256 MW, o complexo solar São Gonçalo alcançou uma capacidade instalada total em operação de 864 MW.

A Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável da Enel Brasil, anuncia a operação comercial do parque solar São Gonçalo III (256 MW), a segunda expansão do complexo solar São Gonçalo, localizado no município de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí.

Com a nova seção de 256 MW, o complexo alcançou uma capacidade instalada total em operação de 864 MW, consolidando-se como o maior parque solar atualmente em operação na América Latina. A construção de São Gonçalo III envolveu um investimento de cerca de R$ 870 milhões.

“O complexo solar São Gonçalo é fundamental na trajetória da Enel Green Power no Brasil e nos ajudou também a consolidar globalmente a capacidade do Grupo de construir e operar usinas de grande escala usando as tecnologias mais inovadoras do setor para acelerar a transição energética. Estamos orgulhosos de ter, no Brasil, uma de nossas maiores usinas solares do mundo e o maior complexo fotovoltaico em operação na América Latina”, disse Bruno Riga, Responsável pela Enel Green Power no Brasil. “A operação comercial desta nova expansão do parque reafirma a importância do Brasil nos planos de negócios da companhia, bem como o potencial de diversificação da matriz energética do país”.

O parque solar São Gonçalo III (256 MW) será capaz de gerar, sozinho, 597 GWh anualmente, evitando a emissão de mais de 400 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano. Considerando todo o complexo São Gonçalo (864 MW), serão gerados mais de 2,0 TWh de energia anualmente, evitando a emissão de cerca de 1,3 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano.

A produção de energia anual do complexo solar vai evitar a compra de 470 milhões de metros cúbicos de gás por ano, substituídos por energia renovável produzida no país. São Gonçalo possui ao todo 2,2 milhões de painéis solares e foi a primeira planta da Enel no Brasil a usar módulos solares bifaciais, que captam energia solar de ambos os lados do painel, com um aumento esperado na geração de energia de até 18%.

Em outubro de 2018, a Enel iniciou a construção do projeto São Gonçalo, com 475 MW de capacidade instalada. O parque foi conectado à rede em janeiro de 2020. Em agosto de 2019, a Enel anunciou a construção da primeira expansão do complexo, com 133 MW de capacidade e que começou a operar em fevereiro de 2021. A construção da terceira seção do projeto, que agora também está em plena operação, foi anunciada em dezembro de 2020.

Soluções inteligentes no Complexo

A Enel Green Power utilizou uma série de soluções inovadoras na construção da nova expansão do parque solar São Gonçalo, como smartglasses (óculos inteligentes) para facilitar o compartilhamento de imagens, documentos e gravações em tempo real entre os operadores em campo e equipes remotas, acelerando processos e a tomada de decisões durante a construção do empreendimento.

Em linha com o compromisso de Criação de Valor Compartilhado (CSV) do Grupo Enel, a Enel Green Power desenvolve, desde o início da construção do complexo solar, em 2018, diversas ações de Sustentabilidade, a partir do diálogo permanente com as comunidades locais. Ao todo, foram beneficiados mais de 5.200 moradores de três municípios da área de influência do parque, em 17 iniciativas nas áreas de educação ambiental, cidadania, saúde, diversidade, cultura e formação profissional. Entre as ações realizadas, a empresa viabilizou a criação de um parque infantil construído com materiais reaproveitados da obra, como pallets de madeira, aplicando o conceito de economia circular para dar novos usos a materiais que seriam descartados. A empresa também implementou nos canteiros de obra iniciativas em linha com o modelo “Sustainable Construction Site” da Enel Green Power, como ações de economia e reúso de água, bem como medidas de eficiência na iluminação.

No Brasil, o Grupo Enel possui uma capacidade total instalada renovável de cerca de 5 GW, dos quais mais de 2,5 GW são de fonte eólica, mais de 1,2 GW são de fonte solar e cerca de 1,3 GW de hidro.

Com informações do Meio Norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados