Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Governo do Piauí abrirá inscrições para projetos de cultura; R$ 13 milhões serão investidos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Objetivo é fomentar a cultura, gerando lazer, emprego e renda.

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult) abrirá na próxima sexta-feira (03) as inscrições para seleção de projetos culturais para o Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – Siec 2023. Ao todo serão R$ 13 milhões investidos na cultura pelo Governo do Piauí, por meio de incentivos fiscais  a empresas. Os projetos poderão ser inscritos até o dia 03 de março, por meio do site da Secult.  Após a análise da documentação, as propostas serão avaliadas pelo Conselho Deliberativo do Siec.

Em audiência com o secretário de cultura Carlos Anchieta e com o deputado estadual Fábio Novo, nesta terça-feira (31), no Palácio de Karnak, o governador Rafael Fonteles enfatizou a importância do lançamento deste edital para a cultura piauiense. “Eu não tenho dúvida que é uma política pública que aumenta a autoestima do povo, gera lazer e entretenimento, emprego e renda”, disse.

“Tenho muito orgulho de ainda como secretário de Fazenda ter ampliado o percentual de recursos do ICMS destinado à cultura, mesmo na pandemia. E esse ano teremos esse edital lançado para projetos da cidade e do interior, para fomentar a cultura, recuperar espaços culturais, teatros e valorizar o patrimônio histórico e cultural do nosso estado”, disse Rafael Fonteles.

O secretário Carlos Anchieta reforçou o convite as entidades e aos artistas. “Prepare seu projeto cultural e cadastre no site da Secult. Projetos de cultura popular, artesanato, música, dança, teatro. Desengavete seu projeto e traga para a cultura que o seu projeto pode acontecer em 2023”, comentou.

O deputado Fábio Novo, que é ex secretário de cultura do Estado e um dos entusiastas da cultura piauiense parabenizou Rafael Fonteles e o secretário Carlos Anchieta pelas iniciativas voltadas para a cultura. “O governador mantém a cota máxima de renúncia do ICMS para que centenas de projetos sejam aprovados para que o fazer cultural continue sendo fomentado”, disse.

O chefe do executivo piauiense também sinalizou quem em breve serão lançados os editais da Lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc. “Uma vitória da cultura do Brasil, inclusive derrubando vetos do presidente anterior. O Congresso derrubou o veto e serão 75 milhões sendo investidos em projetos culturais, principalmente no audiovisual. A cultura está renascendo no Brasil e está a todo o vapor no Piauí”, disse.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Niède Guidon será nome de rua em Salvador, na Bahia

Projeto de lei apresentado pelo vereador André Fraga (PV) celebra a trajetória da pesquisadora que transformou a Serra da...

Última etapa da Transcerrados atinge 50% de conclusão e deve ser entregue no início de 2026

A Transcerrados se estende desde o entroncamento da PI-247 (em Sebastião Leal), passando pelo entroncamento da PI-262 (na Serra...

Comandante da PM de Guadalupe alerta: menores continuam pilotando motos e pais serão responsabilizados

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Em entrevista ao Portal Cidade Luz, o comandante da 2ª Companhia do 10º...

Litígio entre Piauí e Ceará segue sem avanço um ano após relatório do Exército ao STF

Documento com cinco propostas foi entregue ao STF em junho de 2024, mas processo segue parado e sem previsão...
spot_img

Marcos Parente dá início aos festejos de sua padroeira com alvorada e bênção do padre Ronaldo Sampaio

Por Gleison Fernandes. Teve início neste domingo, 6 de julho, os tradicionais festejos em honra à padroeira de Marcos Parente,...

Fernando Haddad defende taxação dos super-ricos durante reunião do Brics

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender a taxação dos super-ricos. Em discurso neste sábado, durante a...
spot_img

Posts Recomendados