Tribunal de Justiça e Universidade Federal do Piauí terão parceria de enfrentamento à violência contra a mulher

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Somente em 2022 o TJ-PI julgou 62 casos de feminicídio no estado e mais de 6 mil medidas protetivas solicitadas.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) estão estudando formas de trabalhar em parceria no enfrentamento da violência contra a mulher. Nesta terça (31), o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa, e o reitor da Ufpi, Gilásio Guedes, reuniram-se para discutir as possibilidades e como a parceria deverá ser concretizada.

“O Piauí e todo o Brasil ainda estão chocados com a morte da estudante na Ufpi. Mais que lamentar, é momento de buscarmos alternativas de ação, não só para garantir a punição severa a esse tipo de crime, mas de educação de toda a sociedade”, disse o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Hilo de Almeida.


De acordo com o presidente, a aprovação das Metas Nacionais para o Poder Judiciário em 2023 consolidou o enfrentamento à violência contra mulheres entre as prioridades da Justiça brasileira. “Já é o sétimo ano consecutivo que os Tribunais se comprometem em priorizar o julgamento dos processos relacionados ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Só ano passado, o TJ-PI julgou 62 casos de feminicídio no Estado e mais de 6 mil medidas protetivas solicitadas. São dados que chamam atenção para ações concretas de todas as instituições”, ressalta o desembargador Hilo.

Hilo de Almeida Sousa e Gilásio Guedes Foto: Divulgação

Para o reitor da Ufpi, Gildásio Guedes, a atuação do Tribunal de Justiça diante do cenário de violência, especialmente contra as mulheres, será importante para ajudar a garantir segurança e prevenção contra esse tipo de violência, inclusive nos campi da Universidade. “A comunidade universitária ainda está em luto e estamos buscando providências e parcerias para dar uma resposta a esse crime absurdo. Amanhã, também vou me reunir com a Secretária Estadual da Mulher e nosso objetivo é enfrentar o problema de frente”, disse o reitor.

Desde 2017, com o estabelecimento da Meta Nacional nº 08, os Tribunais de Justiça têm reafirmado o compromisso em relação às ações judiciais que buscam responsabilização pelos assassinatos de mulheres cometidos em função do gênero, além de outras violências contra a população feminina.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 1.341 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil em 2021, o que equivale a uma mulher morta por ser mulher a cada sete horas. No mesmo período, foram registrados 56.098 estupros de mulheres – uma menina ou mulher foi violentada a cada 10 minutos.

Outras parcerias

O Tribunal de Justiça também deve ser parceiro da Ufpi em projetos envolvendo as áreas socioambiental e de esportes. “A Universidade Federal será uma grande parceira. Além de ser uma instituição que possui grande parte do capital intelectual piauiense, é responsável pela formação e educação de milhares de jovens. Além disso, um dos objetivos da nossa gestão frente ao TJ-PI é nos aproximarmos cada vez mais da comunidade, provando que a Justiça é uma grande parceira”, enfatizou o desembargador-presidente.

Com informações do Conselho Nacional de Justiça – LUPA 1

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

PSD e MDB querem ampliar espaços na chapa majoritária de Rafael Fonteles para 2026

Com a decisão dos dois partidos, o PT ficaria apenas com a vaga de governador, algo que desagrada Rafael...

Em Picos, PRF apreende caminhão com carga de cocaína avaliada em mais de R$ 133 milhões

O veículo havia saído do Estado do Mato Grosso. Neste domingo (05), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a maior...

Caminhões de Mamografia vão realizar mais de 44 mil exames em 2024 no Piauí

Os primeiros municípios a receberem o serviço na primeira quinzena de maio são: Cristalândia, Sebastião Barros e Santo Antônio...

No Rio Grande do Sul, número de mortes após enchentes sobem para 83

São investigadas outras 4 mortes, segundo a Defesa Civil. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. Ao...
spot_img

Saúde instala Centro de Operação de Emergência para enfrentar as chuvas intensas na região Sul

O objetivo do centro de operações emergenciais é a organização, coordenação e controle das medidas a serem empregadas na...

Dia das Mães: compras na internet exigem cuidados extras

O comércio estima que as vendas com a data devem superar os R$ 13 bilhões. Com a proximidade do Dia...
spot_img

Posts Recomendados