Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Hemopi pede doações de sangue para abastecer estoque durante o feriado de Carnaval

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Fevereiro registra uma queda de aproximadamente 30% nas doações sanguíneas.

Com a chegada do feriado de Carnaval, muitas pessoas estão com o pensamento voltado para as viagens e festas; e os estoques de sangue sofrem drástica redução, podendo as doações reduzir em até 30% nos Centros de coleta de todo o Brasil.

Por esta razão, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), localizado na região central de Teresina, está mobilizando toda a população a doar sangue antes de pegar a estrada para pular Carnaval. Falando em estrada, aumenta também o número de acidentes – com maior necessidade de transfusão sanguínea -.

Para Susanne Rocha, supervisora de captação de doadores, o Hemopi Teresina, atualmente, busca parcerias com instituições públicas e privadas para reforçar o estoque durante o Carnaval e garantir o fornecimento de hemocomponentes aos hospitais públicos do Estado e parte da rede privada.

Como doar?

O ato de doar sangue é simples e sem burocracia, além de contar com inúmeros benefícios, caso a pessoa possua a carteirinha de doador e realize a atividade com frequência.

“Para fazer a doação de sangue as pessoas precisam ter entre 16 e 69 anos, lembrando que 16 e 18 anos precisa da autorização dos pais. Os futuros doadores precisam estar descansados, alimentados, ter mais de 50kg e apresentar um documento de identificação com foto. Basta isso pro candidato ser apto a fazer a doação de sangue.”, pontua o gerente do Hemopi Teresina, Rafael Alencar.

Ao cidadão se tornar doador, frequente recebe os seguintes benefícios: um dia de folga por ano, em empresa com registro em carteira; meia entrada em cinemas, teatros e eventos culturais; check-up completo gratuito no local onde foi realizado a coleta de sangue.

Programação em Teresina

A programação inicia nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, com o Bloquinho da Solidariedade, a partir das 8h, na sede do Hemopi em Teresina.

Paralelo a esta ação, também haverá uma campanha de doação de sangue em parceria com o Curso Grau Técnico Unidade Dirceu, das 8h às 17h, aberta à comunidade.

No dia 11 de fevereiro, sábado, dois grupos devem reforçar as doações. São eles: Grupo Pulsando Vidas no Carnaval e Igreja Adventista.

Na semana que antecede o Carnaval, o Hemopi recebe a visita animada dos Reis e a Rainhas do Carnaval de Teresina, no dia 16 de fevereiro, a partir das 9h. Nesse mesmo dia, haverá também a colaboração dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde do município de Palmeirais, que se mobilizaram para vir doar aqui na capital.

Na sexta-feira, 17 de fevereiro, o Hemopi recebe a torcida organizada do River.

Durante o Carnaval, de 18 a 21 de fevereiro, o Hemopi em Teresina vai funcionar para a doação de sangue, porém com horário diferenciado na segunda-feira (20) e terça-feira (21), de 7h15 às 16h.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo do Piauí inicia aulas do programa CNH Social Estudantil

Além das primeiras orientações, os estudantes já participarão das etapas iniciais do processo de habilitação, como a coleta de...

Observatório europeu aponta que junho de 2025 foi o 3º mais quente da história na terra

Mês registrou temperatura 1,30°C acima da média pré-industrial e foi só o terceiro, em dois anos, abaixo do limite...

Ação contra Orlando Crispim é rejeitada e Justiça mantém resultado da eleição em Manoel Emídio

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Justiça da 67ª Zona Eleitoral do Piauí decidiu, nesta terça-feira (08), pela...

Senador Marcelo Castro veta emenda sobre voto impresso

A urna eletrônica vem sendo usada desde 1996 e para o senador, a PL é um retrocesso para a...
spot_img

Alunos da EJA desenvolvem ações sustentáveis e destacam papel da educação ambiental em Jerumenha

Por Gleison Fernandes. Na noite da última terça-feira, 8 de julho, a Unidade Escolar Vicente Fonseca, em Jerumenha, realizou uma...

No Maranhão, prefeito que matou policial militar pede licença para ‘cuidados psiquiátricos’

O prefeito João Vitor Xavier alega que agiu em 'legítima defesa'. O afastamento é pelo período de 125 dias...
spot_img

Posts Recomendados