Conhecida mundialmente, arqueóloga Niède Guidon completa 90 anos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ela revolucionou uma das mais importantes áreas arqueológicas do Brasil, que atualmente concentra um dos maiores sítios pré-históricos do planeta, o qual foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

A arqueóloga Niède Guidon, conhecida mundialmente pelas pesquisas sobre o povoamento das Américas, completa 90 anos neste domingo (12). Ela revolucionou uma das mais importantes áreas arqueológicas do Brasil, que atualmente concentra um dos maiores sítios pré-históricos do planeta, o qual foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Niède Guidon completa 90 anos – Foto: YHM

Nascida em 12 de março de 1933, a pesquisadora Niède Guidon, atua na região de São Raimundo Nonato, a 525 km de Teresina, desde a década de 1970. Ela ajudou no desenvolvimento econômico e social de municípios do entorno do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Niède Guidon também criou o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza, que recebem milhares de visitantes e ajudam a movimentar a economia.

HOMENAGENS

Nas redes sociais, Niède recebeu diversas homenagens pela sua trajetória e pioneirismo. Os perfis do Parque Nacional da Serra da Capivara homenagearam a arqueóloga e narram sua trajetória de vida.

“Não estamos falando de uma pesquisadora que teve sorte de saber dessas inscrições rupestres daqui do Piauí e que veio estudá-las e, posteriormente, criou um parque. Podemos dizer que a Serra da Capivara quem teve a sorte de ser encontrada por alguém de tanta fibra, que persistiu e dedicou uma vida para que ela se tornasse o que é hoje”, diz a nota.

“Inspiração. Hoje a bicharada da Serra da Capivara está em festa, comemorando os 90 anos da sua mais fiel protetora: Drª Niéde Guidon. O sentimento é de gratidão. Feliz Aniversário”, disse.

Outros perfis homenagearam a arqueóloga com lembranças e reflexões sobre sua trajetória incansável.

“Hoje a incansável Arqueóloga Brasileira Dra Niède Guidon está aniversariando, responsável pela criação do Parque Nacional Serra da Capivara, uma das mais importantes Unidades de Conservação Brasileira, e defende a teoria que o povoamento da América tem datações que remontam até 100 mil anos. Nossa eterna gratidão! Dra Niède Guidon, felicidades”, disse.

E para muito além, Niède Guidon será homenageada na produção de um livro, onde vai narrar retratos de mulheres que construíram, expandiram e transformaram seus campos de atuação no país. A Editora Rosa dos Tempos compartilhou várias publicações para homenagear a arqueóloga.

TRAJETÓRIA

Nascida em Jaú, interior de São Paulo, Niède Guidon é filha de pai francês e mãe brasileira. Ela é formada em História Natural pela Universidade de São Paulo, e chegou a lecionar por quase 8 anos em Paris, na França, antes de chegar ao Piauí, no ano de 1973.

A chegada de Niède, possibilitou a realização de uma missão arqueológica formada por pesquisadores brasileiros e franceses, que anos mais tarde resultaria na criação do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Niède Guidon comandou por várias décadas o trabalho de pesquisa e preservação de um dos maiores acervos de sítios arqueológicos do mundo, com pinturas rupestres e outros vestígios dos primeiros habitantes da área.

Ao longo de sua trajetória, Niéde Guidon recebeu inúmeros títulos e reconhecimentos, entre eles está o de Academia Brasileira de Ciências e da Academia Piauiense de Letras.

Com informações do Meio Norte

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Nova lei de transparência exige mudanças nos postos de combustível do Piauí

A nova legislação tem como objetivo principal garantir que os consumidores recebam informações claras e elaboradas sobre a composição...

Testes de sirenes serão realizados em Guadalupe nos dias 5 e 6 de dezembro como parte do plano de segurança da barragem de Boa...

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A barragem de Boa Esperança, localizada em Guadalupe, Piauí, será o foco de...

Presidente da Câmara de Jerumenha prestigia evento de cultura e respeito à consciência negra no povoado Artur Passos

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O vereador Raulys Gama, presidente da Câmara Municipal de Jerumenha, participou de uma...

Expoapi 2024 deve gerar R$ 300 milhões em negócios e atrair 400 mil pessoas

O evento contará com leilões, ações de networking e shows com grandes atrações nacionais e locais, todos com entrada...
spot_img

Ministro Wellington Dias admite diálogo com ex-aliados e deixa em aberto aliança entre PT e PP

As declarações deixam em aberto as especulações de tratativas para um possível acordo. A reaproximação entre os dois partidos veio...

Ministério da Saúde destina mais de R$ 90 milhões para ações do Programa Saúde na Escola

Os repasses serão feitos conforme o desempenho dos municípios nas ações de saúde escolar, incluindo prevenção de obesidade, promoção...
spot_img

Posts Recomendados