Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Petroleiras acionam STF contra novo imposto de exportação de Lula

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Algumas empresas do setor já haviam acionado isoladamente a Justiça Federal contra o imposto, mas agora o caso chega à principal Corte do país.

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), principal entidade do setor petroquímico do país, protocolou no início da tarde desta terça-feira (14) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) no qual questiona a cobrança do imposto de exportação para o petróleo.

A medida foi anunciada pelo governo Lula e passou a vigorar com a medida provisória 1.163 há duas semanas.

Foi uma solução encontrada pela equipe econômica comandada pelo ministro Fernando Haddad para que o impacto da reoneração dos combustíveis fosse minimizado.

Algumas empresas do setor já haviam acionado isoladamente a Justiça Federal contra o imposto, mas agora o caso chega à principal Corte do país com argumentos mais robustos do ponto de vista constitucional.

Os principais argumentos utilizados pelo IBP são de que há quebra de contrato, pois quando a exploração de petróleo foi contratada não havia a cobrança desse tributo, e que o imposto tem caráter extra-fiscal, ou seja, não pode ser utilizado para gerar receita apenas.

Outro argumento é que o imposto afeta os princípios da livre concorrência, da isonomia, da capacidade contributiva, do não-confisco e da segurança jurídica.

O instituto afirma ainda que há preocupação do setor em relação à atratividade do país para investimentos robustos e de longo prazo e que a alocação de recursos para esses investimentos demanda previsibilidade jurídica, regulatória e tributária, bem como respeito aos contratos vigentes.

Dizem ainda que o novo imposto também afeta as perspectivas de aumento da produção de petróleo, uma vez que o produto será onerado e sofrerá uma maior concorrência de países que não tributam o petróleo cru.

Apontam também que Estados produtores de óleo e gás no país perdem com o possível afastamento de investimentos e projetos.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Comissão da Câmara aprova porte de arma para oficiais de justiça

Agentes socioeducativos também estão previstos no projeto de lei A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da...

Governo do Piauí e Sebrae lançam juntos o evento Nordeste On

NEON (Nordeste On) vai reunir mais de 200 startups de todo Brasil. Evento foi lançado pelo governador Rafael Fonteles...

Alerta de chuvas intensas para 209 cidades do Piauí até esta quarta-feira, 23

O aviso indica perigo potencial de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na...

Deputado Pedro Lucas recusa convite para ser ministro das Comunicações

Parlamentar diz que pode contribuir mais como líder do União Brasil O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) recusou...
spot_img

Homem é preso por manter ex-companheira em cárcere privado em Picos

A prisão foi realizada por equipes do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI). Um homem foi preso suspeito de...

Últimos dias de abril deverão ser chuvosos no Piauí, alerta Defesa Civil

A combinação da Zona de Convergência Intertropical e um sistema frontal deve aumentar as chuvas no norte, litoral e...
spot_img

Posts Recomendados