A cidade recebeu um total de 73,4 milímetros. Os dados são do Instituto Nacional de Metereologia (INMET).
O município de Piripiri, localizado no Norte do Piauí, registrou o maior acumulado de chuvas do Brasil nas últimas 24 horas. A cidade recebeu um total de 73,4 milímetros. Os dados são do Instituto Nacional de Metereologia (INMET).
A segunda posição do ranking nacional é ocupada pela cidade do Rio de Janeiro (RJ), após registrar 58,6 milímetros. Em seguida, Morada Nova, outro município nordestino que, por sua vez, teve um acumulado de 55 milímetros.
Previsão
Para esta sexta-feira (31) o Piauí segue na rota de possíveis chuvas intensas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, na última quinta-feira (30), um alerta para chuvas que devem cobrir quase todo o território do estado, exceto parte do extremo sul do Piauí, na divisa com a Bahia.
Chuvas se concentram ao norte do estado
As chuvas que caem no Piauí estão se concentrando mais ao norte do estado. Municípios como Teresina, Piripiri, Luzilândia e Parnaíba devem registrar maiores acumulados. Já ao sul do Piauí, uma massa de ar quente e seca reduz os acumulados de chuvas, que contribui para manter temperaturas elevadas e reduzir a umidade relativa que pode chegar a 20%.
Rio Longá atinge cota de inundação
O Rio Longá, na cidade de Esperantina, entrou em cota de inundação, nesta sexta-feira (30), informou o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Já os rios Marathaoan, em Barras, e Parnaíba, em Luzilândia, encontram-se em cota de alerta. “Os órgãos competentes devem se manter em alerta quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nos locais de efetiva inundação, como em Esperantina”, informou o CPRM.
O órgão informou ainda que, o Rio Longá entrou em cota de inundação devido à resposta as chuvas ocorridas no final da noite de ontem e início da madrugada de hoje. A cota atual é de 7,51 m (11 cm acima da cota de inundação), com previsão de elevação do nível nas próximas 8 horas, chegando a valores em torno de 7,63 m, continuando em cota de inundação e ficando 23 cm acima da cota de inundação.