Sob gestão de Dilma Rousseff, Banco dos BRICS deve emprestar mais R$ 5 bilhões ao Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O pedido será analisado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Por Francy Teixeira.

O New Development Bank (NDB), também conhecido como Banco dos BRICS, pode emprestar mais de R$ 5 bilhões ao Brasil. Atualmente, a instituição financeira é comandada por Dilma Rousseff.

A solicitação do empréstimo foi feita durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, e a operação de crédito será destinada ao Programa Emergencial de Acesso a Crédito, que será executado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Dilma Rousseff

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado irá analisar o pedido de empréstimo na próxima terça-feira, 11 de abril. A relatoria é de Omar Aziz.

De acordo com a Constituição, o Senado Federal é responsável pelo controle das operações financeiras externas de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

A Secretaria do Tesouro Nacional da Secretaria Especial da Fazenda do Ministério da Economia manifestou-se favoravelmente à operação de crédito, desde que sejam verificados o cumprimento das condições do contrato antes da assinatura e que os recursos provenientes da operação sejam destinados exclusivamente ao pagamento da Dívida Pública Federal. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional também se pronunciou favoravelmente ao pedido de empréstimo, desde que a condicionalidade apontada pela Secretaria do Tesouro Nacional seja cumprida.

Diante desses fatos, o Governo Federal enviou uma mensagem ao Senado Federal para submeter à apreciação da casa o pedido de contratação da operação financeira descrita na exposição de motivos. A aprovação da operação de crédito pelo Senado Federal permitirá ao Brasil obter os recursos necessários para o Programa Emergencial de Acesso a Crédito, a ser comandado pelo BNDES.

O programa tem como objetivo possibilitar a ampliação do acesso ao crédito para Microempresários Individuais (MEIs), micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), permitindo a manutenção do emprego e da renda, por meio da concessão de garantias em financiamentos a esse público.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sancionada lei que prevê meia passagem para estudantes em transporte intermunicipal

O governador em exercício Themistocles Filho (MDB) sancionou a lei aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí que prevê meia...

Médico com câncer incurável no cérebro cria o próprio tratamento e está livre da doença

O médico Richard Scolyer descobriu no ano passado que tinha glioblastoma, um tipo de câncer incurável no cérebro. Aí...

Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul e pede foco em outros itens

Peças de vestuário já correspondem a 70% dos donativos arrecadados nas agências dos Correios, em todo o Brasil. Os Correios...

STF elege Mendonça para a vaga de Moraes no TSE e novo ministro diz que será ‘imparcial’

André Mendonça foi indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível por decisão do TSE. O ministro do...
spot_img

Porto Alegre enfrenta lixo na rua, ratos e insetos, após recuo da água

Mais de 300 toneladas de entulho já foram retiradas A água está em tendência de baixa na capital Porto Alegre,...

Secretaria da Saúde alerta municípios piauienses sobre edital de reposição do Mais Médicos

Nesta etapa, é necessário que os gestores municipais renovem a adesão ao programa através do sistema presente na plataforma...
spot_img

Posts Recomendados