Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Alexandre Moraes quebra sigilo de imagens do dia 8 de janeiro dentro do Planalto

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministro quer que todos vídeos do Planalto em sigilo sejam enviados ao STF, com a “preservação integral das imagens”, num prazo de 48 horas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a quebra do sigilo das imagens internas do Palácio do Planalto referentes aos ataques do dia 8 de janeiro. O magistrado deu 48 horas para que a ordem seja cumprida.

A ordem ocorre dias após a CNN Brasil divulgar gravações em que o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, andava nos corredores do prédio com a presença de invasores. No mesmo dia, o militar da reserva pediu demissão do cargo.

Divulgação

Moraes quer que todo o material em sigilo seja enviado ao STF, com a “preservação integral das imagens, que será aferida em posterior perícia, para efeito de preservação da cadeia de custódia”.

O ministro, também relator dos inquéritos envolvendo os ataques de 8 de janeiro, deu 48 horas para a Polícia Federal (PF) ouvir todos os servidores do GSI identificados nas imagens em que o ex-ministro aparecia.

No despacho de Moraes, o magistrado solicitou ao ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli, cópia da sindicância instaurada para identificar e punir agentes que, supostamente, foram omissos ou participaram dos atos.

Gonçalves Dias diz que foi enganado

Nesta sexta-feira (21), Gonçalves Dias depôs à PF sobre as imagens divulgadas pela CNN. Apuração exclusiva da Band Brasília dão conta de que o ex-ministro disse que foi enganado por servidores do GSI sobre o funcionamento das câmeras de segurança. Isso porque, ao ser perguntado pelo Planalto, o general da reserva disse que as os equipamentos daquele corredor onde caminhava estavam danificadas.

As câmeras do terceiro andar ficam em posições estratégicas do Palácio do Planalto, pois estão próximas ao gabinete do presidente da República. Gonçalves Dias disse que tentou tirar os manifestantes do local da forma mais pacífica possível porque as prisões aconteciam no segundo andar.

O depoimento de Gonçalves Dias foi determinado, na última quinta-feira (20), por ordem de Moraes.

Planalto impôs sigilo

No começo de fevereiro, o governo federal impôs sigilo sobre imagens brutas de vândalos no Planalto. A motivação da decisão se dá pelo uso dos vídeos nas investigações contra os criminosos. Os trechos já liberados seguem disponíveis.

As imagens da depredação foram captadas pelo sistema interno de câmeras de segurança do Planalto.

Nota da Comunicação

Em nota, a Secretaria de Comunicação Social do governo informou que toma todas as medidas que cabem ao Poder Executivo na investigação dos atos criminosos em 8 de janeiro, ação que culminou na invasão e depredação do Supremo Tribunal Federal (STF), Planalto e Congresso Nacional.

“Todos os envolvidos em atos criminosos no dia 8 de janeiro, civis ou militares, estão sendo identificados pela Polícia Federal e apresentados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário”, diz a nota.

BAND JORNALISMO

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem o terceiro maior crescimento do Brasil em alfabetização infantil, com sete municípios com 100% e 17 acima de 95%

Com 59,82% de crianças alfabetizadas na idade certa no 2º ano do Ensino Fundamental, Piauí supera a meta nacional...

Nova lei permite apreensão e leilão de veículos usados em rachas no Piauí

A Lei nº 8.745 foi publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira, 11 de julho, e já está...

Águas do Piauí intensifica ações para normalizar abastecimento em Guadalupe

Por Gleison Fernandes. A Águas do Piauí informa que está executando uma série de intervenções no sistema de abastecimento de...

Governo do Piauí entrega Estação Itararé do Metrô de Teresina

Ao todo, estão sendo investidos R$ 193 milhões nesta etapa, contando com repasses da Caixa Econômica. O Governo do Piauí...
spot_img

Guadalupe Junina inicia disputa entre quadrilhas com quatro grupos avaliados pela Fequajupe

Por Gleison Fernandes A sexta-feira (11) foi de muita animação em Guadalupe com o início das apresentações competitivas do Guadalupe...

Piauí já ajuizou mais de 540 processos contra planos de saúde em 2025

Os principais motivos que levam os consumidores a ingressarem com ações as negativas envolvem procedimentos de alto custo. No início...
spot_img

Posts Recomendados