Filho de ex-deputado é preso em operação contra golpes em restaurantes de Teresina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O filho do ex-deputado estadual Fernando Monteiro, que faleceu em 2019, está entre os presos na Operação Compras On-line, deflagrada nesta quarta-feira (31), pela Polícia Civil do Piauí.

Segundo a polícia, Lauro Alberto Cavalcante Monteiro integra a quadrilha que realizava compras em restaurantes e após o recebimento da comida, estornava a compra junto às operadoras de cartões de crédito.

Foto: Renato Andrade

A quadrilha tinha um modus operandi refinado, utilizava dados de terceiros, comprados na internet, para aplicar o golpe e chips de telefone para fraudar os dados dos usuários do cartão de crédito.

Das cinco pessoas presas durante a ação, uma mulher foi liberada. Durante as oitivas, a Polícia Civil chegou à conclusão que ela não tinha envolvimento com a atividade criminosa.

“Infelizmente só chegando aqui, para colher depoimentos, foi que percebemos que ela não tinha envolvimento com a prática dos crimes”, explicou o delegado Filipe Bonavides, coordenador-geral da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).

Foto: Renato Andrade

A investigação foi iniciada, em abril, após a denúncia de um dos estabelecimentos vítimas da quadrilha. O restaurante de comida japonesa acumulou um prejuízo de aproximadamente R$ 8 mil. Segundo o delegado Felipe Bonavides, a quadrilha pedia comida por meio de aplicativos e em seguida realiza o extorno da compra.

Foto: Renato Andrade

Com a realização do extorno das compras os donos dos cartões de crédito não percebiam que seus dados estavam sendo utilizados em um golpe. Segundo o delegado, a quadrilha distribuía a comida compras entre pessoas do seu ciclo de amizade. “Ainda estamos investigando a participação de cada uma dessas pessoas. As prisões de hoje vão nos ajudar a entender o esquema por completo. Ao que parece eles ofertam descontos para pessoas próximas e, ainda, presentearam pessoas com a comida comprada, certamente em troca de outros benefícios”, explica o delegado.

No total seis endereços foram alvonde buscar e apreensão, na zona Leste, Gurupi e Cidade Nova.

Matéria original

A Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública prendeu cinco pessoas na manhã desta quarta-feira (31), nas zonas Leste e Sudeste de Teresina, suspeitos de aplicar golpes durante compras em restaurantes da capital. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos nas residências dos alvos.

O grupo utilizava cartões de crédito e contestava a conta para o valor não ser pago ao restaurante. Em apenas um restaurante de comida oriental, os suspeitos geraram um prejuízo estimado em R$ 8 mil.

Na residência de um dos presos, conhecido como ‘Mineiro’, foi encontrada uma plantação de maconha em uma estufa.

A operação foi batizada de ‘Compras On-line’.

Com informações do Cidade verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky

Lei é utilizada pelo governo dos EUA para sancionar economicamente estrangeiros. Argumento envolvia julgamento de Jair Bolsonaro. O governo dos...

Autoescolas estimam redução de até 80% no custo das aulas práticas após mudança do Contran

Proprietários do setor já calculam um forte impacto no preço final para o aluno. Após o Conselho Nacional de Trânsito...

Polícia destrói uma tonelada de drogas apreendida no Litoral do Piauí

Maconha, cocaína, crack e insumos químicos apreendidos em operações recentes em Parnaíba, Luís Correia e região foram destruídas. Aproximadamente uma...

Gestantes de Guadalupe devem procurar as UBSs a partir de segunda-feira (15) para vacinação contra o VSR, orienta Amanda Souza Miranda

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe informa que o município dará...
spot_img

Presidente da Câmara de Sebastião Leal busca bonificação de Natal para vereadores através de consulta ao TCE

Consulta enviada ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí sobre o pagamento do benefício não foi reconhecida, e...

Ataque a tiros deixa menina de 12 anos morta e homem ferido em Floriano

Uma menina de 12 anos, identificada como Ester Lourrane de Castro Aquino, morreu após ser atingida por um disparo...
spot_img

Posts Recomendados