Prefeitura de Floriano realiza o II Encontro dos Divinos na Catedral São Pedro de Alcântara

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Elineuza Ramos disse que o prefeito Antônio Reis é um defensor do fomento à cultura e no apoio e incentivo ao resgate das manifestações culturais importantes da cidade e região. 

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com as Paróquias São Pedro de Alcântara e São José Operário, realizou, no domingo (28), o II Encontro de Divinos, na praça da igreja matriz de São José Operário, com a presença da secretária de Cultura, Elineuza Ramos, representantes de comunidades e um grande público.

A programação da Festa do Divino, como também é conhecido o Dia de Pentecostes, começou bem cedo, com uma alvorada que passou por sete igrejas de Floriano, seguindo até a igreja matriz de São José Operário, onde foi celebrada a Santa Missa, e logo após, uma procissão que conduziu o Divino até a casa do anfitrião, César Pedrosa, onde a simbologia permanecerá pelo período de um ano, até maio de 2024, quando sairá em peregrinação pela casa dos fiéis até o próximo Dia de Pentecostes, para seguir o mesmo ritual.

O II Encontro de Divinos foi realizado à noite, com a participação de seis grupos das zonas urbana e rural de Floriano, sendo eles, os Divinos da família Santos; da família Vieira; da dona Betina; da família Soares; da família Ramos; e, da localidade Macaúba; E mais dois da vizinha cidade de Jerumenha, os Divinos das comunidades Calumbí e Barra do Lance, trazidos pelo secretário de Cultura da cidade, José Roberto.

Durante a Santa Missa, à noite, os diversos Divinos eles entraram em procissão na igreja, para assistirem a celebração. Já na praça, após a missa, os grupos se apresentaram, encantando ao público presente com suas cantorias. Teve ainda a participação do terreiro de candomblé da associação Ylê Àsé Babá L’òkê. Segundo a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Elineuza Ramos, neste segundo encontro de Divinos houve uma participação muito maior dos grupos. “O prefeito Antônio Reis é um defensor do fomento à cultura e nos incentiva a seguir fazendo esse resgate de manifestações culturais importantes da cidade e da região. Foi um momento de muita diversidade, ímpar na preservação da cultura popular e religiosa de nosso povo”, concluiu.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

PSD e MDB querem ampliar espaços na chapa majoritária de Rafael Fonteles para 2026

Com a decisão dos dois partidos, o PT ficaria apenas com a vaga de governador, algo que desagrada Rafael...

Em Picos, PRF apreende caminhão com carga de cocaína avaliada em mais de R$ 133 milhões

O veículo havia saído do Estado do Mato Grosso. Neste domingo (05), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a maior...

Caminhões de Mamografia vão realizar mais de 44 mil exames em 2024 no Piauí

Os primeiros municípios a receberem o serviço na primeira quinzena de maio são: Cristalândia, Sebastião Barros e Santo Antônio...

No Rio Grande do Sul, número de mortes após enchentes sobem para 83

São investigadas outras 4 mortes, segundo a Defesa Civil. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. Ao...
spot_img

Saúde instala Centro de Operação de Emergência para enfrentar as chuvas intensas na região Sul

O objetivo do centro de operações emergenciais é a organização, coordenação e controle das medidas a serem empregadas na...

Dia das Mães: compras na internet exigem cuidados extras

O comércio estima que as vendas com a data devem superar os R$ 13 bilhões. Com a proximidade do Dia...
spot_img

Posts Recomendados