Dono do hit “Caneta Azul”, Manoel Gomes denuncia desvio de mais de R$ 1 milhão e empresários trocam acusações

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Advogado do cantor diz que há provas de estelionato e maus-tratos; antigo gestor fala em ‘complô’

Famoso pelo hit “Caneta Azul”, Manoel Gomes, de 53 anos, denunciou um suposto desvio de ao menos R$ 1 milhão de suas contas bancárias. Os responsáveis, de acordo com a queixa, seriam os antigos empresários do cantor, Leonardo Santana e Joab Castro. Os dois são acusados de estelionato pelo artista.

Joab cuidou da carreira de Manoel por quatro anos. Nos últimos três meses, porém, quem passou a gerenciar as redes sociais do artista foi o filho do empresário, Leonardo. Agora, o cantor é representado pelo empreendedor Lineu Junior.

De acordo com o advogado de defesa de Manoel Gomes, João Nascimento, há evidências substanciais de que o artista foi extorquido — os últimos empresários teriam desviado cachês do cantor. Contratos de publicidade assinados nos últimos quatro anos também serão analisados pelo profissional, que diz estar “preparando toda a documentação”.

— Ambos [os empresários] falharam na gestão. Eles [Joab e Leonardo] não fizeram a prestação de contas como deveria ter sido. Se apropriaram indevidamente de valores e praticaram maus-tratos com relação ao artista. Entre outras práticas ilegais — disse Nascimento ao GLOBO.

Apesar disso, ainda não é possível definir o tamanho do prejuízo de Manoel. A única certeza, segundo o advogado, é que os valores “ultrapassam a casa dos sete dígitos”. Neste momento, a defesa do artista tem analisado extratos bancários e contratos realizados — investigação que, afirmou, “deve levar alguns dias para ser realizada”.

Nas redes sociais, Leonardo Santana disse que houve um “complô” contra ele. “Lineu Junior fugiu para o Rio de Janeiro, levando Manoel Gomes junto para manipular ele. Hoje [dia 24 de maio], me desconectou das redes sociais do Manoel”, escreveu. Procurada, a equipe de Joab não retornou até a publicação deste texto.

Em nota enviada ao GLOBO, a Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública de São Paulo (SSP) disse: “A Polícia Civil informa que o caso é investigado por meio de inquérito policial. Diligências seguem para esclarecer todas as circunstâncias relativas aos fatos. Detalhes serão preservados para garantir autonomia ao trabalho policial.”

Instagram invadido

Na última sexta-feira, Manoel anunciou que havia perdido o acesso às suas redes sociais, que foram “invadidas no dia 23 de maio”. “E no dia 2 de junho, foi recuperada. Estou informando que a partir de hoje a conta encontra-se sobre meu domínio”, disse a publicação do artista.

— Ele [Manoel] também teve negados os acessos das suas redes sociais pelo Leonardo. Nós já restabelecemos a posse do Instagram. Agora, estamos restabelecendo a posse de outros canais digitais, como YouTube, Gmail, TikTok e Facebook. Canais digitais nos quais ele se comunica e monetiza suas atividades — explicou Nascimento.

No sábado, Leonardo divulgou que também perdeu o acesso ao Instagram de Manoel. “Meu sócio Lineu Junior não tem coragem de olhar na minha cara porque sabe que é um golpista, traidor e manipulador de um inocente. Hoje me desconectou das redes sociais (…) ao invés de ele me procurar para conversarmos como adultos”.

‘Sem provas’

Ao GLOBO, Leonardo Santana disse ter administrado as redes sociais de Manoel por três meses — e não por quatro, como divulgado anteriormente. De acordo com ele, é incorreto afirmar que o cantor é representado por Lineu Junior. Leonardo alega que há um contrato vigente de representação artística e que só pode ser quebrado mediante decisão judicial e pagamento de multa.

— Eu fiquei dois meses como empresário do Manoel sozinho. No início do terceiro mês o Lineu Junior e Manoel Dias entraram como sócios. Agora, os dois se uniram para tentar, por meio de mentiras e acusações infundadas, quebrar o contrato para que fiquem com a minha porcentagem para eles — disse Leonardo.

Leia a nota enviada ao GLOBO na íntegra:

  1. Não foram nos últimos quatro meses que eu, Leonardo, passei a administrar as redes sociais do Manoel. Foram nos últimos três meses apenas.
  2. É incorreto dizer que agora o cantor é representado por Lineu Júnior. Hoje, Manoel Gomes tem três empresários: Leonardo Santana, Lineu Júnior e Manoel Dias, que tem contrato vigente de representação artística com Manoel. O contrato só pode ser quebrado mediante decisão judicial e pagamento de multa.
  3. Não existe nenhuma prova até agora do desvio de nenhum valor da carreira do Manoel, e nenhum processo foi iniciado até o momento. O que existem são acusações por parte de Lineu Júnior e Manoel Dias contra Leonardo Santana, visto que, os sócios Lineu Júnior e Manoel Dias pretendem tirar o sócio Leonardo Santana do contrato artístico para se apropriarem da porcentagem do Leonardo e dividirem a porcentagem do Leonardo entre eles.
  4. Sobre a acusação de que eu, Leonardo, não fiz a prestação de contas com Manoel, eu fiquei apenas dois meses como empresário sozinho do Manoel, e nesses dois meses foi feita a prestação de contas ao Manoel Gomes, na presença do advogado dele Manoel Dias, onde Manoel Gomes concordou, assinou a prestação e a mesma foi autenticada em cartório.

Por Letícia Messias — O GLOBO – Rio de Janeiro

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Gestantes de Guadalupe devem procurar as UBSs a partir de segunda-feira (15) para vacinação contra o VSR, orienta Amanda Souza Miranda

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe informa que o município dará...

Presidente da Câmara de Sebastião Leal busca bonificação de Natal para vereadores através de consulta ao TCE

Consulta enviada ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí sobre o pagamento do benefício não foi reconhecida, e...

Ataque a tiros deixa menina de 12 anos morta e homem ferido em Floriano

Uma menina de 12 anos, identificada como Ester Lourrane de Castro Aquino, morreu após ser atingida por um disparo...

Coren Capacita realiza ação de qualificação em Bertolínia e reúne profissionais da Enfermagem e do Samu

O município de Bertolínia recebeu, na quinta-feira (11), uma ação do Programa Coren Capacita, iniciativa do Conselho Regional de...
spot_img

Deputado Júlio César participa de momento religioso durante festejos da padroeira de Guadalupe

O deputado federal Júlio César participou, na noite da última quinta-feira, 11 de dezembro, do novenário de Nossa Senhora...

Após repercussão nacional com tantas pesquisas eleitorais no Piauí, procurador dá parecer favorável ao Progressistas

Parecer destaca impacto de levantamentos em Teresina e reforça necessidade de fiscalização pública, mesmo fora do período eleitoral Em parecer...
spot_img

Posts Recomendados