Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Pedreiro consegue primeira certidão de nascimento aos 52 anos no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O registro de Paulo Antônio Pereira da Silva foi possível por meio da Defensoria Pública do Estado do Piauí.

Emocionado, ele afirmou que hoje é uma pessoa feliz e agora planeja reconhecer a paternidade dos três filhos- que foram registrados só no nome da mãe por falta da documentação, além de oficializar a união com a esposa.

Foto: divulgação DPE-PI

Paulo Antônio nasceu em José de Freitas, a 55 Km de Teresina, mas nunca teve o nascimento registrado. “Segui na vida como um cidadão honesto, mas sem nenhum direito assegurado. O ser humano sem documento não é um cidadão”, disse o pedreiro.

Foto: divulgação DPE-PI

Sem acesso aos estudos, Paulo trabalha, desde cedo, como diarista na construção civil e foi assim que ajudou na criação dos três filhos de 20, 15 e 10 anos de idade. 

O contato com a Defensoria Pública veio a partir de um trabalho realizado em Teresina, no qual a pessoa que o contratou, ao tomar conhecimento de situação, o encaminhou para atendimento na instituição. 

Após todo o trâmite processual, Paulo Antônio recebeu, nesta quarta-feira (21), a tão sonhada documentação. 

“Sempre fui uma pessoa honesta, criei meus filhos dessa mesma forma, mas sempre senti a falta dos documentos, principalmente quando meus filhos chegaram na idade de ir para escola. Os colégios pediam, e como eu não podia registrar, minha mulher fez o registro só em nome dela. Também nos casos de saúde, os documentos fizeram falta nesses atendimentos. Hoje estou muito feliz porque a Defensoria Pública me garantiu esses documentos”, afirma Paulo Antônio, que agora também irá fazer o reconhecimento de paternidade dos três filhos, assim como oficializar a união com a esposa.

Foto: divulgação DPE-PI

Com a certidão de nascimento foi possível também a emissão da primeira carteira de identidade. 

A defensora pública Patrícia Monte destaca a atuação da Defensoria Pública para garantir cidadania às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade. 

“Diariamente temos várias demandas por solicitação da documentação civil básica, cuja falta, infelizmente, é uma constante na nossa população. A Defensoria Pública, depois de fazer uma busca em todos os cartórios e propor uma ação de suprimento de registro civil, possibilitou que ele conseguisse a primeira certidão. A partir daí, encaminhamos ao Instituto de Identificação para que conseguisse o registro civil. A Defensoria Pública faz a busca ativa das pessoas que estão sem documentação e se encontram em situação de vulnerabilidade, aqui são encaminhados todos os procedimentos para termos a certeza de que vão receber seus documentos. A Defensoria faz isso todo dia pelo cidadão”, destaca Monte.

Com informações Defensoria Pública do Piauí

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Niède Guidon será nome de rua em Salvador, na Bahia

Projeto de lei apresentado pelo vereador André Fraga (PV) celebra a trajetória da pesquisadora que transformou a Serra da...

Última etapa da Transcerrados atinge 50% de conclusão e deve ser entregue no início de 2026

A Transcerrados se estende desde o entroncamento da PI-247 (em Sebastião Leal), passando pelo entroncamento da PI-262 (na Serra...

Comandante da PM de Guadalupe alerta: menores continuam pilotando motos e pais serão responsabilizados

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Em entrevista ao Portal Cidade Luz, o comandante da 2ª Companhia do 10º...

Litígio entre Piauí e Ceará segue sem avanço um ano após relatório do Exército ao STF

Documento com cinco propostas foi entregue ao STF em junho de 2024, mas processo segue parado e sem previsão...
spot_img

Marcos Parente dá início aos festejos de sua padroeira com alvorada e bênção do padre Ronaldo Sampaio

Por Gleison Fernandes. Teve início neste domingo, 6 de julho, os tradicionais festejos em honra à padroeira de Marcos Parente,...

Fernando Haddad defende taxação dos super-ricos durante reunião do Brics

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender a taxação dos super-ricos. Em discurso neste sábado, durante a...
spot_img

Posts Recomendados