Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

PF cumpre 46 mandados contra quadrilha acusada de roubar dados e fraudar benefícios do INSS no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A operação denominada “Upgrade” contou mais de 100 policiais federais.

A ação acontece em parceria com a Coordenação de Inteligência Previdenciária (COINP). A Operação “Upgrade” tem o objetivo de investigar a atuação de organização criminosa especializada em crimes cibernéticos contra o INSS no Piauí e em outros estados.

Dos 46 mandados judiciais, 24 são de busca e apreensão e 22 de prisão temporária. Todos expedidos pelo juízo da 1ª Vara Federal de Teresina. A investigação foi realizada pela equipe da PF do Piauí, mas nenhum mandado está sendo cumprido no estado, apenas em São Paulo, Ceará, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Segundo a PF, a investigação teve início com a localização de dispositivos não homologados instalados fisicamente na rede local de pelo menos duas agências do INSS em Teresina, o que possibilitaria o acesso do grupo criminoso aos dados de segurados. A investigação realizada pelos policiais federais identificou que uma empresa de fachada localizada em São Paulo estava sendo usada para a prática dos crimes.

Foto: PF

“Na sequência do trabalho investigativo foi possível identificar uma empresa de fachada utilizada pelos ‘hackers’ e demais membros da organização como base para a prática das fraudes cibernéticas previdenciárias e demais crimes na capital paulista. O grupo criminoso inseria o dispositivo eletrônico clandestino (chupa-cabra) na rede interna do INSS e, de posse dos dados e sistemas, reativava benefícios cessados, gerando pagamentos de valores elevados retroativos destinados para conta bancária diversa do verdadeiro titular do benefício”, informou.

Foto: PF

A PF identificou que esse grupo criminoso não atuava apenas em Teresina, e que seria responsável por várias invasões a sistemas em diversos estados, além de vazamentos de senhas de servidores do INSS e reativações indevidas dos benefícios.

“O prejuízo causado por esse grupo ainda não pode ser quantificado, mas o INSS identificou que as fraudes dessa natureza alcançariam cifras milionárias em danos ao erário. Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, furto eletrônico, invasão de dispositivo informático e lavagem de bens e valores. As penas máximas dos crimes somadas alcançam 30 anos de reclusão”, destacou a PF.

Foto: PF

A operação

O nome “Upgrade” deriva de um termo utilizado no mundo cibernético relacionado à evolução nos sistemas ou dispositivos, uma referência à evolução da investigação em identificar a base dos hackers responsáveis pela criação de equipamentos clandestinos (“chupa-cabras”) e ataques aos sistemas do INSS.

Segundo a Polícia Federal, a ação de hoje é um desdobramento das operações Chupa-cabra 1 e 2 e Backup, deflagradas este ano lona capital piauiense e na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo.

Os mandados estão sendo cumpridos nos municípios São Paulo/SP, Jardinópolis/SP, Suzano/SP, São Caetano do Sul/SP, Diadema/SP, Praia Grande/SP, São Roque/SP, São Sebastião/SP, Fortaleza/CE, Brasília/DF e Itaguaí/RJ.

Por Bárbara Rodrigues (Com informações da PF) – Cidadeverde.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Diagnóstico precoce ainda é o grande desafio do glaucoma

Maio Verde é o mês dedicado à conscientização do glaucoma, com foco no Dia Nacional de Prevenção ao Glaucoma,...

Julgamento sobre redes sociais será retomado no dia 4 de junho no STF

Análise foi interrompida em dezembro por um pedido de vista O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 4...

Deus deixou sertão sem água porque sabia que eu ia trazer, diz Lula

Declaração foi feita em cerimônia de entrega do primeiro trecho do Ramal do Apodi, que compõe o projeto de...

Lula ficou 1h30 em máquina para saber se estava com “problema na cabeça” após crise de labirintite

Presidente teve exames normais e já passou por Pernambuco e Paraíba O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta...
spot_img

PF investiga suspeitas de ligação entre políticos e associações envolvidas na fraude do INSS

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI mista) para investigar o escândalo depende do presidente do Congresso para sair do...

Elon Musk deixa governo Trump: ‘Gostaria de agradecer pela oportunidade’

Por lei, bilionário poderia permanecer por mais dois dias, mas fez sua despedida nesta quarta-feira (28). Musk ocupava o...
spot_img

Posts Recomendados