Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Sesapi discute implantação do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com o Cieges, os gestores estaduais poderão acompanhar, monitorar e avaliar a rede de saúde em tempo real.

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) se reuniram com os técnicos do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) onde foi discutida a implantação do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (Cieges) no Piauí. O objetivo desta iniciativa é integrar, por meio da interoperabilidade dos sistemas de informação, dados e informações em saúde consolidados, através de painéis dinâmicos e individualizados.

O Cieges busca apoiar a construção de uma inteligência gestora estadual, construindo conhecimento por meio da informação gerada a partir dos dados, visando facilitar o acesso a um conjunto de informações para subsidiar a tomada de decisão e a consulta de dados.

Com o Cieges, os gestores estaduais poderão acompanhar, monitorar e avaliar a rede de saúde de forma georreferenciada em tempo real, possibilitando a prevenção e minimização de danos à saúde pública, melhorando o bem-estar da população e proporcionando cuidados personalizados e de qualidade.

A implementação do projeto tem como metas alcançar a gestão por resultados, tomando decisões fundamentadas em evidências através da efetiva integração de vários sistemas de informação, como os das áreas de planejamento, orçamento, finanças e sistemas de informação em saúde.

Esse projeto busca fortalecer a cooperação técnica entre o Conass, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Sesapi, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o SUS, respeitando as distintas realidades locais.

Segundo o superintendente de Gestão Administrativa, Jefferson Campelo, a criação do Centro de Inteligência e Informações Estratégicas na Sesapi proporcionará uma maior transparência para toda a sociedade, além de subsidiar as decisões dos gestores de forma ágil e precisa.

“Com a adesão ao projeto Cieges, a Sesapi demonstra otimismo em trabalhar o planejamento em saúde visando à gestão de futuro, a gestão por resultados, utilizando dados e informações para embasar suas decisões e operacionalizar seus trabalhos”, explica o superintendente.

Edvone Benevides, assessora-técnica da Diretoria de Planejamento (DUP), destaca que o centro de inteligência busca integrar as bases de dados existentes, incluindo os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde.“Bem como dados de secretarias estaduais e municipais, através de painéis dinâmicos e sistemas de georreferenciamento”, declarou a assessora.

O próximo encontro com Conass será presencial e acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Latam anuncia nova rota de voos entre Parnaíba e Fortaleza a partir de setembro deste ano

Nova rota deve reforçar integração regional e impulsionar turismo no Delta e na Rota das Emoções. A Latam Airlines Brasil...

Lula demite Cida Gonçalves e nomeia Márcia Lopes como nova ministra das Mulheres

Presidente se reuniu no Palácio do Planalto hoje com a nova e a agora ex-ministra. O presidente Luiz Inácio Lula...

Silvio Mendes identifica rombo de R$ 1 bilhão na Prefeitura de Teresina e avalia extinguir órgãos

Prefeito de Teresina afirmou em entrevista coletiva que medidas tomadas no início da gestão não foram suficientes para equilibrar...

Operação da PRF em Floriano resulta em 95 autuações por transporte irregular de produtos perigosos

De acordo com a polícia, a fiscalização é fundamental para a prevenção de acidentes que podem causar graves danos...
spot_img

Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais

Pesquisa mostra que nível é o mesmo de 2018 Três em cada dez brasileiros com idade entre 15 e 64 anos...

Bolsonaro chora ao pedir por anistia de presos pelo 8 de Janeiro durante saída do hospital

Ele permaneceu internado por 22 dias, depois de dar entrada na unidade de saúde em 12 de abril por...
spot_img

Posts Recomendados