Piauí imuniza 95,79% do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os dados foram apresentados pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), nesta segunda-feira (24).

O Piauí imunizou 1.811.903 bovídeos – termo referente a bovinos e bubalinos, como bufalos – na primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa. O quantitativo representa 95,79% dos animais alvos da campanha de imunização e supera os números de 2014, quando o estado apresentava rebanho de 1.673.819 bovídeos.

Piauí imuniza 95,79% do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Segundo o secretário da Sada, Fábio Abreu, a projeção é que o rebanho piauiense fique livre da doença sem a necessidade de vacinação a partir de 2024. Para isso, o secretário reforçou a necessidade de vacinação dos animais nas duas etapas.

“Tínhamos como objetivo ultrapassar os dados do ano passado e de fato ultrapassamos até mesmo porque o número de bovinos e bubalinos aumentou. Vacinamos muito mais do que no ano passado e nas outras campanhas. Tudo isso vai colaborar para que no próximo ano nós tenhamos o estado Piauí livre da febre aftosa sem a necessidade da vacinação. Essa é a nossa meta”, garantiu.

A coordenara do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa (PEEFA), Simone Pereira, disse que o Piauí atingiu as metas estipuladas no programa de vacinação.

“Nessa primeira etapa, conseguimos atingir todos os índices preconizados pelo Ministério da Agricultura, desde o índice de propriedades com registro de vacinação, que chegou a 90,53%, até o índice de vigilância nas propriedades. A fiscalização das vacinas nas propriedades por técnicos da Sada/Adapi também aumentou e chegou a 1% das propriedades, abrangendo 62,5% dos municípios piauienses”, disse.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Secretário Dudu Miranda detalha programação do GuadaFolia 2025

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Portal Cidade Luz entrevistou na manhã desta quarta-feira, 15 de janeiro, o...

Prefeito de Picos decreta estado de calamidade pública após enchentes

O gestor se pronunciou, através das redes sociais, sobre os impactos provocados pelas chuvas intensas e informou que um...

Wellington confirma mudanças no Governo e interesse de Lula em ampliar sua base no Congresso

As alterações iminentes surgem em meio às investidas dos partidos de centro e centro-direita para ocuparem espaços no Planalto. O...

“Janeiro Seco”: por que reduzir o álcool o ano todo é importante para a saúde

Profissional explica que não há dose segura no consumo da bebida para o organismo, por isso o compromisso de...
spot_img

Presidente afastado da Coreia do Sul é preso após segunda operação policial

Yoon Suk Yeol sofreu impeachment em dezembro após decretar Lei Marcial no país O presidente da Coreia do Sul Yoon...

Bolsa Família tem impacto positivo na nutrição de crianças de 0 a 6 anos, indica estudo do MDS

Pesquisa mostra avanços em diferentes indicadores, como no Índice de Massa Corporal (IMC), com redução nos casos de magreza...
spot_img

Posts Recomendados