Os dados foram apresentados pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), nesta segunda-feira (24).
O Piauí imunizou 1.811.903 bovídeos – termo referente a bovinos e bubalinos, como bufalos – na primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa. O quantitativo representa 95,79% dos animais alvos da campanha de imunização e supera os números de 2014, quando o estado apresentava rebanho de 1.673.819 bovídeos.
Segundo o secretário da Sada, Fábio Abreu, a projeção é que o rebanho piauiense fique livre da doença sem a necessidade de vacinação a partir de 2024. Para isso, o secretário reforçou a necessidade de vacinação dos animais nas duas etapas.
“Tínhamos como objetivo ultrapassar os dados do ano passado e de fato ultrapassamos até mesmo porque o número de bovinos e bubalinos aumentou. Vacinamos muito mais do que no ano passado e nas outras campanhas. Tudo isso vai colaborar para que no próximo ano nós tenhamos o estado Piauí livre da febre aftosa sem a necessidade da vacinação. Essa é a nossa meta”, garantiu.
A coordenara do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa (PEEFA), Simone Pereira, disse que o Piauí atingiu as metas estipuladas no programa de vacinação.
“Nessa primeira etapa, conseguimos atingir todos os índices preconizados pelo Ministério da Agricultura, desde o índice de propriedades com registro de vacinação, que chegou a 90,53%, até o índice de vigilância nas propriedades. A fiscalização das vacinas nas propriedades por técnicos da Sada/Adapi também aumentou e chegou a 1% das propriedades, abrangendo 62,5% dos municípios piauienses”, disse.