Piauí tem 35% das pessoas com contas em atraso

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O que pode assustar em um primeiro momento é na verdade o melhor desempenho entre todos os estados do Brasil.

Um total de 862 mil piauienses estão com as contas arrasadas, segundo dados no Serasa Experian referente a julho deste ano. O número representa que 35,40% da população adulta está inadimplente. O que pode assustar em um primeiro momento é na verdade o melhor desempenho entre todos os estados do Brasil.

A média nacional de inadimplência é de 43,72%. Comparado com o Rio de Janeiro, por exemplo, que possui 53,11% da população com dívidas em atraso, o Piauí alcançou 18 pontos a mais no ranking. A tendência observada pelo levantamento do Serasa é que a inadimplência continue caindo no Piauí, já que em junho o percentual era de 36,18% dos piauienses negativados.

As dívidas com bancos e cartões de crédito representam a maior parcela das dívidas e correspondem a 34,48%. Sem seguida, débitos com o varejo (14,70%) e financeiras (14,62%) são as maiores causas da inadimplência. Juntas, as dívidas dos piauienses somam R$ 3,3 milhões, uma média de R$ 3,8 mil per capita.

O Mapa de Inadimplência do Serasa revelou ainda que as pessoas entre 26 e 40 (36%) são as que mais possuem dívidas em atraso. Logo depois aparecem as faixas etárias 41 a 60 anos, com 33,7%, e as pessoas com mais de 60 anos, 17,4%.

Para a secretária do Desenvolvimento Econômico do Piauí, Janaínna Marques, o desempenho do Piauí é resultado da adesão da população aos programas do governo federal e as ações do governo do estado. A gestora disse que o retorno do crédito deverá ter reflexo no consumo em diversos setores.

“Ante à eficiente estratégia desenvolvimentista, o Piauí avançou em julho quase 70% das renegociações com o apoio do Programa Desenrola Brasil, do Ministério da Fazenda, com o estado destacando-se entre a média nacional de inadimplência neste mês passado. Como se pode observar, os piauienses estão aderindo às soluções apresentadas pelo novo modelo econômico para reinserir no mercado de trabalho e também do consumo”, comentou.

QUEDA NO DESEMPREGO

Segundo o Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgado em julho, o Piauí foi o estado que mais cresceu na geração de empregos no Brasil. A variação positiva foi de 1,29%, superior a média nacional que ficou em 0,36% assim também como a do Nordeste, que foi de 0,48%. 

Queda no desemprego

Segundo o Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgado em julho, o Piauí foi o estado que mais cresceu na geração de empregos no Brasil. A variação positiva foi de 1,29%, superior a média nacional que ficou em 0,36% assim também como a do Nordeste, que foi de 0,48%. 

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe será sede da 1ª Expedição Náutica no Lago da Barragem de Boa Esperança

O evento conta com apoio da Prefeitura de Guadalupe, Prefeitura de Nova Iorque–MA, Corpo de Bombeiros do Piauí, SAMU...

Novo edital do Mais Médicos oferece 61 vagas para o Piauí

Vagas são para 45 municípios. Ministério da Saúde lançara novo edital para que os médicos interessados possam se inscrever. Foi...

Menino fica em estado gravíssimo na UTI após se acidentar em vaso sanitário no Piauí

Uma criança barrense, de 8 anos, está em estado gravíssimo na UTI em hospital de Teresina ao sofrer um...

Sancionada lei que prevê meia passagem para estudantes em transporte intermunicipal

O governador em exercício Themistocles Filho (MDB) sancionou a lei aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí que prevê meia...
spot_img

ZPE Piauí exporta 24 toneladas de produtos industrializados para Holanda

A cera de carnaúba fabricada pela Agrocera Piauí tem como destino Amsterdam. O recinto aduaneiro da ZPE Piauí processou, nesta...

Prefeito de Floriano inaugurada pavimentação da Travessa Adelina Monteiro no Campo Velho

"A mobilidade urbana traz melhores condições de vida aos moradores, que podem transitar pelo seu bairro com acessibilidade e...
spot_img

Posts Recomendados