Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Robô indiano confirma presença de oxigênio e enxofre na Lua

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na semana passada, a Índia tornou-se o primeiro país a pousar uma nave perto do polo sul lunar e a quarta nação a concretizar uma alunissagem.

O robô explorador indiano confirmou a presença de oxigênio no polo sul da Lua, anunciou a agência espacial do país asiático. Além disso, foi detectada também a presença de enxofre, cálcio, ferro, entre outras substâncias.

Na semana passada, a Índia se tornou o primeiro país a pousar uma nave perto do polo sul lunar e a quarta nação a concretizar uma alunissagem.

“O instrumento de Espectroscopia de Decomposição Induzida por Laser (LIBS) a bordo do rover Chandrayaan-3 fez as primeiras medições ‘in-situ’ da composição dos elementos da superfície lunar perto do polo sul”, anunciou a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) em um comunicado.

Visão da Lua em imagem feita a partir da sonda Chandrayaan-3, em foto do dia 6 de agosto — Foto: ISRO/Reuters

“As medições ‘in-situ’ confirmam inequivocamente a presença de enxofre na região, algo que não era viável com os instrumentos a bordo dos orbitadores”, acrescenta a nota.

A análise espectrográfica também confirmou a presença de alumínio, cálcio, ferro, cromo e titânio na superfície lunar, segundo a ISRO. Outras medições ainda mostraram a presença de manganês, silício e oxigênio.

O robô Pragyan (sabedoria em sânscrito), com seis rodas e movido por energia solar, percorrerá o polo sul e transmitirá imagens e dados científicos ao longo de duas semanas.

Corrida espacial

A Índia trabalha para alcançar as conquistas de outros programas espaciais com uma fração do custo, apesar de ter registrado alguns reveses.

Há quatro anos, outra missão lunar indiana fracassou durante a sua descida final.

A missão Chandrayaan-3 conquistou a opinião pública do país desde o lançamento, há quase seis semanas. O pouso no polo sul da Lula aconteceu na semana passada, poucos dias após um acidente com uma nave russa na mesma região.

Em 2014, a Índia tornou-se o primeiro país asiático a colocar uma nave na órbita de Marte e espera lançar uma sonda para estudar o Sol em setembro.

A ISRO planeja lançar no próximo ano uma missão tripulada de três dias à órbita da Terra.

Também programou uma missão conjunta com o Japão para enviar outra sonda à Lua até 2025 e uma missão orbital a Vênus nos próximos dois anos.

Por France Presse

    Leonidas Amorim
    Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
    Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Recentes

    Jovem a partir dos 14 anos passa a poder fazer cirurgia bariátrica

    Medida vale para casos de obesidade grave com complicações clínicas. O Conselho Federal de Medicina (CFM) passou a reconhecer a...

    Tatiana Medeiros admite uso de celular e tablet na prisão; PM investiga entrada dos aparelhos

    Tatiana foi presa por suspeita de usar dinheiro de facção criminosa para financiar campanha eleitoral. Policiais do Quartel do Comando-Geral...

    Governo ultrapassa marca de R$ 2 trilhões em gastos públicos em 2025

    Dados da plataforma Gasto Brasil revelam velocidade com que recursos públicos são consumidos no país; ferramenta quer ampliar transparência...

    Ação conjunta reúne alunos e professores em atividade ambiental no Balneário Belém Brasília

    Por Gleison Fernandes. Na última segunda-feira, 19 de maio, a Prefeitura Municipal de Guadalupe-PI, por meio da Secretaria Municipal de...
    spot_img

    Piauí aumenta para 20% ICMS das compras internacionais

    A nova alíquota do ICMS, definida pelo Comsefaz, passou a valer a partir de 1º de abril de 2025. O...

    Zé Santana é anunciado como novo secretário estadual de Trabalho

    A possibilidade de indicação do gestor em um novo cargo no Poder Executivo já circulava nos bastidores, em razão...
    spot_img

    Posts Recomendados