Pesquisa Datafolha aponta que governo Lula é aprovado por 38%; 31% reprovam

-

Pesquisa foi realizada entre 12 e 13 de setembro. No levantamento anterior, de junho, os percentuais eram, respectivamente, de 37% e 27%. Margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou menos.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (14) pelo jornal “Folha de S.Paulo” indica que:

  • 38% dos entrevistados consideram o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ótimo ou bom
  • 31% avaliam a gestão como ruim ou péssima
  • 30% consideram o governo regular
  • 2% não souberam ou não opinaram
Divulgação

A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi feito com 2.016 pessoas em 139 cidades, entre os dias 12 e 13 de setembro.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 14 de junho, a avaliação positiva de Lula oscilou um ponto percentual para cima, passando de 37% para 38%. Já a reprovação subiu quatro pontos, acima da margem de erro, de 27% para 31%.

A aprovação do governo Lula é maior entre moradores do Nordeste (49%), pessoas menos escolaridade (53%) e mais pobres (43%).

Já a reprovação é maior na região Sul do país (39%), entre os mais escolarizados (39%), os que ganham de 5 a 10 salários mínimos (44%) e evangélicos (41%).

Perspectiva do futuro

Questionados sobre a expectativa em relação ao futuro do governo Lula, os entrevistados apontaram:

  • 43% acreditam que, daqui pra frente, Lula fará um governo ótimo ou bom
  • 28% ruim ou péssimo
  • 26% regular
  • 2% não sabem ou não opinaram

Desempenho até agora

Já a avaliação sobre o desempenho do governo até agora foi:

  • 53% dizem que o presidente fez menos pelo país do que esperavam
  • 25% acreditam que Lula fez pelo país o que esperava que ele fizesse
  • 17% dizem que fez mais pelo país do que esperava
  • 3% não sabem
  • 2% deram outras respostas

Comparação com Bolsonaro

Os números divulgados nesta quinta apontam avaliação melhor do que a da gestão Jair Bolsonaro, quando o ex-presidente tinha oito meses de mandato, em 2019.

À época, Bolsonaro tinha 29% de aprovação, 38% de reprovação, e 30% dos entrevistados o consideravam regular.

Segundo o Datafolha, em 1995, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tinha 15% de reprovação neste ponto do governo. O primeiro governo Lula, em 2003, tinha 10%, enquanto Dilma Rousseff (PT) marcava 11% em 2010.

Por g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

João Gomes é atração confirmada no Festival de Folguedos em Teresina

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou, por meio de suas redes sociais, que o cantor João Gomes será...

Joel Rodrigues aponta falhas em setores essenciais do Piauí durante evento do União Brasil; veja o vídeo

“O Piauí que vemos é o da fome, da dificuldade no acesso à saúde e da insegurança. A descentralização...

Governador entrega 12 obras do OPA e 346 títulos de imóveis para a zona sudeste nesta segunda (11)

Governo do Estado amplia o número de obras do OPA em Teresina e garante titularidade de imóveis pelo programa...

Eleição para presidência do Senado só em 2027, mas já movimenta os bastidores de Brasília

O presidente do Senado é sempre eleito para um mandato de dois anos. Entre as suas atribuições, está a...

Planos de saúde coletivos têm reajuste médio de 9,9%, mostra ANS

Variação é a menor em cinco anos, mas supera inflação Os planos de saúde coletivos tiveram reajuste anual médio de...

Prefeito Jesse afirma que Feira da Mulher Empreendedora bateu recorde de público e negócios

Por Gleison Fernandes. A 4ª Feira da Mulher Empreendedora encerrou sua programação neste sábado, 9 de maio, após dois dias...

Rafael Fonteles anuncia Regina Sousa para a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos

A informação foi divulgada nas redes sociais do petista. O...

Você também pode gostar
Recomendado para você