Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Primavera começa às 3h50 deste sábado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Horário marca o equinócio de primavera para o hemisfério sul

Começa na madrugada deste sábado (23), mais precisamente às 3h50 da madrugada, a primavera no hemisfério sul. É neste horário que ocorre o chamado equinócio de primavera, quando o dia e a noite têm a mesma duração. É também neste horário que acontece, no hemisfério norte, o equinócio de outono.

Segundo o Observatório Nacional, o que marca as estações do ano é exatamente a maneira como os raios solares incidem nos hemisférios.

“Além da temperatura, um dos efeitos que evidenciam as estações é a variação dos comprimentos dos dias, ou seja, a quantidade de tempo que o Sol fica acima do horizonte”, informou o Observatório Nacional, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

As estações são mais percebidas na medida em que se afastam da linha do equador – linha imaginária que divide os dois hemisférios. Assim sendo, as características de cada estação praticamente não existem nas regiões próximas a essa linha.

“No início da primavera, os dias terão aproximadamente o mesmo comprimento das noites. No hemisfério sul, os dias vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o maior dia do ano, que ocorre no início do verão, que neste ano será no dia 22 de dezembro”, explicou Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.

Divulgação

Rotação da Terra

As diferentes estações do ano decorrem da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de órbita; e da posição do planeta em seu movimento de translação ao redor do Sol.

“À medida que a Terra orbita o Sol, seu eixo inclinado sempre aponta na mesma direção e isso faz com que diferentes partes da Terra recebam os raios diretos do Sol”, esclarece o Observatório.

Os solstícios e os equinócios não ocorrem sempre nos mesmos dias do ano. Em alguns anos, por exemplo, ele pode ser no dia 22. Em outros, a exemplo deste ano, podem acontecer no dia 23. Entre os motivos dessas diferenças está o de que o tempo decorrido entre dois equinócios é menor que o ano sideral, definido como o tempo de translação da Terra em torno do Sol.

“O nosso Calendário Gregoriano baseia-se no ano trópico e institui um ano bissexto em todos os anos divisíveis por quatro, exceto para séculos inteiros, que só são bissextos se forem múltiplos de 400. Isso faz com que o instante do início de uma estação seja próximo ao instante do início da mesma estação quatro anos antes ou quatro anos depois”, finalizou o Observatório.

Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito Jesse James cobra solução da Agespisa para crise de abastecimento de água em Guadalupe

Por Gleison Fernandes. Guadalupe enfrenta uma grave crise no abastecimento de água, que vem impactando diretamente a rotina da população....

“Vamos fortalecer ainda mais a agricultura de Jerumenha”, afirma prefeito Júnior Nato ao receber trator com implementos agrícolas em Teresina

Por Gleison Fernandes. Na manhã desta sexta-feira, 11 de abril, o prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, recebeu um trator com...

Após passar mal no interior do RN, Bolsonaro é transferido de helicóptero para Natal

Ex-presidente cumpria agenda no interior do estado. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou mal na manhã desta sexta-feira (11) na...

Sílvio Mendes pede para TCE investigar débitos de R$ 300 milhões da gestão do Dr. Pessoa

"Aquilo que não foi identificado como legal, claro que não será pago", afirmou o prefeito. Durante a apresentação dos 100...
spot_img

Café fica 77% mais caro em um ano, segundo IBGE

Segundo o órgão de pesquisa, alta foi impulsionada pelo aumento do preço internacional. Houve queda da oferta mundial com...

Homem de 45 anos é a primeira morte por dengue em Teresina em 2025

Após internação na UTI da rede privada, o paciente não resistiu e faleceu no dia 2 de abril. A Fundação...
spot_img

Posts Recomendados