Convivência com pais reduz estereotipias em crianças autistas, diz pesquisa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O estudo comprovou que as crianças que não possuíam a presença dos pais casados apresentavam uma maior média de comportamentos estereotipados.

O doutorando em Ciências Farmacêuticas, Renandro de Carvalho Reis, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), desenvolveu um projeto de doutorado que associa a presença dos pais à redução de estereotipias em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O trabalho foi publicado na revista internacional “Medicina”, e marca o estudo como a primeira pesquisa piauiense com a temática do espectro autista a ser publicada em uma revista estrangeira.

Com o título “Suporte Parental Associado com a Redução de Estereotipias em Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo”, a pesquisa selecionou 51 pacientes com transtorno do espectro autista, sendo 3 deles do nível 3 e os demais de tipo leve e moderado. Quem explica é o autor da pesquisa, doutorando Renandro de Carvalho.

Doutorando em Ciências Farmacêuticas da UFPI, Renandro de Carvalho

“Aplicamos três escalas: uma para avaliar a apatia, outra para avaliar o comportamento social e estimulado estereotipado, e uma terceira para avaliar os medicamentos que os pacientes estavam tomando”, disse.

Além disso, foi utilizado também o Inventário de Comportamentos Sexuais da Criança (CSBI) e o questionário de ansiedade de Beck. Foram observadas variáveis sociais e o impacto do suporte de ambos os pais para o desenvolvimento social dos filhos com TEA.

Segundo as informações, o estudo clínico se baseou em dois métodos de investigação. O primeiro foi um estudo observacional sobre apatia e interação social entre crianças com TEA. O estudo ocorreu em um centro de reabilitação em uma cidade do nordeste brasileiro utilizando questionário de apatia e questionário Social Communication Questionnaire (SQC), além de um sociodemográfico. O segundo estudo foi uma intervenção com crianças e adolescentes que tinham sintomas de comportamentos sexuais aberrantes de hipermasturbação.

“Em nossa pesquisa pudemos observar aspectos comportamentais de crianças com TEA. Encontramos que crianças que cresciam sem a presença de ambos os pais possuíam um maior escore de comportamentos estereotipados” disse Renandro de Carvalho.

Diante disso, o estudo comprovou que as crianças que não possuíam a presença dos pais casados apresentavam uma maior média de comportamentos estereotipados quando comparadas àquelas que possuíam pais casados.

A pesquisa também foi uma colaboração de Renandro com duas alunas da orientação de TCC. O orientador do doutorando e médico, prof. Kelson James, defende que a parceria é um modelo que rende frutos e aumenta a troca de conhecimento. Além disso, ele destaca que o estudo pode ganhar robustez para o desenvolvimento de mais pesquisas sobre o assunto.

“No Brasil, não temos um número exato de habitantes que são TEA, o que existe são estimativas. Acreditamos que essa pesquisa é importante por ser a primeira publicação internacional sobre o tema no Piauí. Com mais pesquisas, poderemos entender melhor o transtorno e, com isso, desenvolver ferramentas e tratamentos para ajudar a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e de suas famílias”,

Estima-se que no Brasil, pelo menos 2 milhões de habitantes possuam o espectro autista. Mesmo que seja uma condição que tenha se tornado relevante e bastante discutida no âmbito da educação e saúde, ainda há muita falta de conhecimento a respeito do TEA.

O que são as estereotipias

Estereotipias são movimentos repetitivos bem comuns em pessoas com autismo. Normalmente, elas acontecem quando a pessoa recebe muitos estímulos ao mesmo tempo e precisa de ajuda para controlá-los e lidar com determinada situação.

Dentre algumas das estereotipias que podem fazer parte da vida da pessoa com autismo podemos destacar: a agitação das mãos; balançar o corpo; bater os pés; girar objetos ou o próprio corpo; repetir sons e entre outros.

Nathalia Amaral.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Marcos Parente ganha Van adaptada para beneficiar pacientes em tratamento de saúde

Veículo garantido por emenda parlamentar proporcionará conforto aos marcoenses em tratamento fora do município. Na manhã desta quinta-feira, 16 de...

Educação do Piauí convoca mais 120 professores para atuar no estado

Os candidatos devem preencher o formulário e enviar a documentação necessária no período de 15 a 22 de maio. A...

Guadalupe inicia campanha de mobilização para prevenir queimadas em meio ao clima seco

O município planeja ampliar sua campanha com palestras, panfletagem e outras ações educativas para conscientizar a população sobre a...

Mais de 150 crianças foram vítimas de estupro no Piauí no primeiro trimestre de 2024

Maio Laranja faz alerta para o abuso sexual em crianças e adolescentes. No mês de combate ao abuso sexual infantil,...
spot_img

Esporte: sorteados times que se enfrentarão na 1ª rodada da Copa Floriano 2024

A abertura da Copa está marcada para o dia 21 de Maio, às 19h, e o 1° jogo fica...

Nos EUA, governador defende transição energética e aponta Piauí como um celeiro de oportunidades

Rafael Fonteles esteve presente em dois eventos financeiros em Nova Iorque nesta quarta (15), onde apresentou o modelo de...
spot_img

Posts Recomendados