Convivência com pais reduz estereotipias em crianças autistas, diz pesquisa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O estudo comprovou que as crianças que não possuíam a presença dos pais casados apresentavam uma maior média de comportamentos estereotipados.

O doutorando em Ciências Farmacêuticas, Renandro de Carvalho Reis, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), desenvolveu um projeto de doutorado que associa a presença dos pais à redução de estereotipias em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O trabalho foi publicado na revista internacional “Medicina”, e marca o estudo como a primeira pesquisa piauiense com a temática do espectro autista a ser publicada em uma revista estrangeira.

Com o título “Suporte Parental Associado com a Redução de Estereotipias em Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo”, a pesquisa selecionou 51 pacientes com transtorno do espectro autista, sendo 3 deles do nível 3 e os demais de tipo leve e moderado. Quem explica é o autor da pesquisa, doutorando Renandro de Carvalho.

Doutorando em Ciências Farmacêuticas da UFPI, Renandro de Carvalho

“Aplicamos três escalas: uma para avaliar a apatia, outra para avaliar o comportamento social e estimulado estereotipado, e uma terceira para avaliar os medicamentos que os pacientes estavam tomando”, disse.

Além disso, foi utilizado também o Inventário de Comportamentos Sexuais da Criança (CSBI) e o questionário de ansiedade de Beck. Foram observadas variáveis sociais e o impacto do suporte de ambos os pais para o desenvolvimento social dos filhos com TEA.

Segundo as informações, o estudo clínico se baseou em dois métodos de investigação. O primeiro foi um estudo observacional sobre apatia e interação social entre crianças com TEA. O estudo ocorreu em um centro de reabilitação em uma cidade do nordeste brasileiro utilizando questionário de apatia e questionário Social Communication Questionnaire (SQC), além de um sociodemográfico. O segundo estudo foi uma intervenção com crianças e adolescentes que tinham sintomas de comportamentos sexuais aberrantes de hipermasturbação.

“Em nossa pesquisa pudemos observar aspectos comportamentais de crianças com TEA. Encontramos que crianças que cresciam sem a presença de ambos os pais possuíam um maior escore de comportamentos estereotipados” disse Renandro de Carvalho.

Diante disso, o estudo comprovou que as crianças que não possuíam a presença dos pais casados apresentavam uma maior média de comportamentos estereotipados quando comparadas àquelas que possuíam pais casados.

A pesquisa também foi uma colaboração de Renandro com duas alunas da orientação de TCC. O orientador do doutorando e médico, prof. Kelson James, defende que a parceria é um modelo que rende frutos e aumenta a troca de conhecimento. Além disso, ele destaca que o estudo pode ganhar robustez para o desenvolvimento de mais pesquisas sobre o assunto.

“No Brasil, não temos um número exato de habitantes que são TEA, o que existe são estimativas. Acreditamos que essa pesquisa é importante por ser a primeira publicação internacional sobre o tema no Piauí. Com mais pesquisas, poderemos entender melhor o transtorno e, com isso, desenvolver ferramentas e tratamentos para ajudar a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e de suas famílias”,

Estima-se que no Brasil, pelo menos 2 milhões de habitantes possuam o espectro autista. Mesmo que seja uma condição que tenha se tornado relevante e bastante discutida no âmbito da educação e saúde, ainda há muita falta de conhecimento a respeito do TEA.

O que são as estereotipias

Estereotipias são movimentos repetitivos bem comuns em pessoas com autismo. Normalmente, elas acontecem quando a pessoa recebe muitos estímulos ao mesmo tempo e precisa de ajuda para controlá-los e lidar com determinada situação.

Dentre algumas das estereotipias que podem fazer parte da vida da pessoa com autismo podemos destacar: a agitação das mãos; balançar o corpo; bater os pés; girar objetos ou o próprio corpo; repetir sons e entre outros.

Nathalia Amaral.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito Gedison Alves confirma show de Tarcísio do Acordeon nos festejos de Marcos Parente em 15 de julho

Festejos da padroeira. O prefeito de Marcos Parente, Gedison Alves, anunciou oficialmente que o renomado músico Tarcísio do Acordeon será...

Presidente da Câmara, Dr. Dilson Barbosa dedica mensagem aos trabalhadores de Guadalupe

Dia do Trabalhador. O Presidente da Câmara Municipal de Guadalupe, Dr. Dilson Barbosa, expressou sua gratidão aos trabalhadores do município...

Mari Fernandez assina com a Som Livre o maior contrato já oferecido a uma artista mulher

Mari Fernandez agora faz parte do time de estrelas da Som Livre. Nesta terça-feira (30), a cantora assinou contrato...

Saúde de Jerumenha acompanha pacientes no Mutirão de Catarata em Floriano, 96 cirurgias realizadas

Os pacientes de Jerumenha foram submetidos aos procedimentos no Hospital Regional Tibério Nunes. No Mutirão de Catarata realizado em Floriano,...
spot_img

Centro de Inteligência da Sesapi vai monitorar serviços da Saúde, filas de cirurgias e vacinas

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) lançou uma nova ferramenta para monitorar os serviços de saúde nos 224 municípios...

Petrobras atrasa reajustes nos combustíveis, mas não deixa de repassar alta, diz estudo

Mudança na política de preços da Petrobras completa um ano em maio. Estatal deixou de seguir mercado internacional como...
spot_img

Posts Recomendados