Ouvidoria do MDS fica em 1º lugar no ranking entre as ouvidorias federais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em setembro, tempo médio para o atendimento aos cidadãos foi de dois dias úteis, o mais baixo da história da pasta

A Ouvidoria-Geral do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) teve desempenho recorde e ficou em primeiro lugar no ranking entre as ouvidorias federais no quesito atendimento ao cidadão.

Foram analisados os dados das ouvidorias mais demandadas do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo: MDS, Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Fazenda e Ministério da Previdência Social.

No período de janeiro a setembro de 2023, a Ouvidoria do MDS recebeu 41.310 manifestações. Até julho, o tempo médio para o atendimento era de 5,86 dias. Em agosto foi reduzido para 4,34 dias e em setembro, após um trabalho intensificado, atingiu-se a marca de 2 dias úteis, o mais baixo da história do MDS, o que mostra o comprometimento para atender os cidadãos de forma célere.

Foto: André Oliveira/MDS

A ouvidora-geral do MDS, Eliana Pinto, destaca que o cidadão tem esse espaço para comunicar seus problemas com a gestão pública e que uma ouvidoria inteligente tem que atender ao cidadão em tempo real. “Graças ao empenho do ministro, dos gestores, diretores, secretários e servidores, já podemos contar com essa vitória, de sermos validados com esse desempenho recorde de atendimento entre as ouvidorias mais demandadas. Isso para nós é uma vitória”, comemora.

“A gente pensa na pessoa lá fora, que quer uma informação da gestão, uma solução para seus pedidos, e que só tem a ouvidoria para relatar seus problemas. O presidente Lula determinou para a gestão dele dar esse atendimento digno às pessoas, se comunicar bem com os usuários desse serviço. O MDS está de parabéns, é o nosso dever!”, afirma.

O que é a ouvidoria?

A ouvidoria é um canal de comunicação que atua no diálogo entre o cidadão e o governo, de modo que as manifestações provoquem uma contínua melhoria nos serviços públicos prestados, garantindo a participação popular e a transparência. 

Cabe à ouvidoria receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões, solicitações de providências e pedidos de simplificação de serviços públicos relacionados às áreas de atuação deste ministério, bem como receber pedidos de acesso à informação, prestar informações e esclarecer dúvidas sobre as políticas, programas e ações do órgão.

Como registrar uma manifestação?

Telefone 121 – O serviço é gratuito e a ligação pode ser realizada tanto por um telefone fixo quanto por um celular, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Atendimento presencial: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Esplanada dos Ministérios – Bloco A, Sala T23 – Térreo.

Formulário eletrônico – Acesse aqui

Assessoria de Comunicação – MDS

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula sobre fraudes no INSS: “Se tiver filho meu envolvido, será investigado”

Declaração ocorre após nova fase de operação da PF que apura desvios bilionários. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Mesa Diretora da Câmara cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (18/12) pela Mesa Diretora da Câmara A decisão foi comunicada no fim da...

Carne feita em impressora 3D: projeto cria proteína sem abate animal

Desenvolvida pelo SENAI CIMATEC, na Bahia, a carne cultivada em laboratório promete reduzir impactos ambientais e ampliar as opções...

“Sou prefeito do PT, mas meu voto é para Ciro Nogueira”, diz gestor de Cajueiro da Praia; veja o vídeo

"Nosso compromisso é com a população e sempre que chegamos em uma cidade como Cajueiro da Praia e recebemos...
spot_img

Justiça Eleitoral cassa mandato da prefeita de Pimenteiras por abuso de poder político

Foi determinada a cassação dos diplomas de Lúcia Lacerda e do vice-prefeito, José de Oliveira Neto. A prefeita de Pimenteiras,...

Inscrições para a CNH do Brasil já estão disponíveis no Gov.pi Cidadão; Veja como se cadastrar

A integração de serviços públicos por meio de um ambiente digital único tem sido uma das estratégias do Governo...
spot_img

Posts Recomendados