Novo Bolsa Família alcança 19,7 milhões de famílias protegidas da pobreza

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ministro Wellington Dias disse que essa nova fase do programa Bolsa Família, comprovadamente, já conta com 92,4% das famílias beneficiárias fora da linha da pobreza.

Pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Fundação Getúlio Vargas (FGV) constataram que o novo formato do Bolsa Família, implantado neste ano com seu relançamento, se mostrou mais eficaz no combate a pobreza no Brasil. O programa, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome permitiu a retirada de 100% de seus beneficiários da extrema pobreza e 92,4% da linha da pobreza.

Ministro Wellington Dias

Segundo pesquisa apresentada durante o seminário “Bolsa Família 2.0: garantia de renda e mobilidade social”, nesta terça (26), na sede da FGV, no Rio de Janeiro, desde seu relançamento o programa retirou 19,7 milhões de famílias da linha da pobreza. “Pude conferir na pesquisa que realizei que as mudanças de desenho feitas no começo do ano ampliaram a capacidade de resgatar os beneficiários da pobreza. Além disso, podemos ver que o programa mantem essas famílias protegidas do retorno à pobreza”, destacou Rafael Osório, pesquisador do IPEA.

Para o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, os estudos apresentados pela FGV, IPEA e Banco Mundial são animadores. Ele destaca que essa nova fase do Bolsa Família, comprovadamente, já conta com 92,4% das famílias beneficiárias fora da linha da pobreza. “Quando agente olha para as famílias do programa e vê que elas conseguem tomar café, almoçar e janta todos os dias, vemos que estamos indo no caminho certo. E foi dito aqui, cientificamente, que esse investimento faz diferença na história de vida dessas pessoas”, declarou o ministro.

Banco Mundial destaca impacto do Bolsa Familia na economia local

O impacto da transferência de renda do Bolsa Família na economia local também foi um dos temas de pesquisas apresentadas no seminário realizado pela FGV. Desenvolvido pelo Banco Mundial, a pesquisa “Cash Transfer and Formal Labor Market – Evidence from Brazil”, foi apresentada pela economista sênior do Banco Mundial, Joana Silva.

Segundo ela, foram encontradas evidencias de que a expansão do PBF impulsionou as economias locais no Brasil. Ela aponta que o aumento nos pagamentos totais do PBF levou a um aumento no número de empregos formais no setor privado.

“As transferências monetárias tornaram-se uma das principais ferramentas de proteção social no mundo em desenvolvimento. Avaliando a expansão do Programa Bolsa Família, o maior programa de transferência condicional de renda do mundo, encontramos um impacto positivo no mercado de trabalho formal local e na economia em geral. A evidência sugere também que os programas de transferência monetária podem ter importantes efeitos positivos na economia local”, destacou a pesquisadora.

O diretor do do Banco Mundial no Brasil, Johannes Zutt, frisou que o Banco Mundial tem sólida parceria com o governo brasileiro. “Nossa colaboração vem desde o início do programa, ao longo desses 20 anos. Colaboramos com assistência técnica, estudos, pesquisas e recomendações. Essa pesquisa apresentada hoje consolida os estudos ao longo desse processo, assim como os desafios”, declarou ao informar que o banco já desenvolve uma nova pesquisa que analisa o estímulo ao trabalho que o MDS desenvolve por meio de sua secretaria de inclusão socioeconômica.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

ZPE Piauí exporta 24 toneladas de produtos industrializados para Holanda

A cera de carnaúba fabricada pela Agrocera Piauí tem como destino Amsterdam. O recinto aduaneiro da ZPE Piauí processou, nesta...

Prefeito de Floriano inaugurada pavimentação da Travessa Adelina Monteiro no Campo Velho

"A mobilidade urbana traz melhores condições de vida aos moradores, que podem transitar pelo seu bairro com acessibilidade e...

No Piauí, estado tem quase 300 casos de estupro de vulnerável em 2024

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI), número é uma redução de 6,6% em relação à quantidade total...

Rio Grande do Sul: Número de mortos sobe para 155; 94 pessoas estão desaparecidas

De acordo com a Defesa Civil, mais de 77 mil estão em abrigos e 82 mil foram resgatados O número...
spot_img

Prazo para adesão ao Desenrola Brasil termina na segunda-feira (20)

Segundo o Ministério da Fazenda, 14,7 milhões de pessoas já renegociaram cerca de R$ 51,7 bilhões em dívidas Essa é...

Campanha busca mobilizar população contra violência sexual infantil

Especialistas defendem educação sexual nas escolas A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (ligada ao...
spot_img

Posts Recomendados