Supremo condena mais três pessoas por atos golpistas do 8 de janeiro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Penas variam entre 12 e 17 anos de prisão; julgamento ocorreu no plenário virtual

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta segunda-feira mais três pessoas por participação nos atos golpistas do dia 8 de janeiro. As penas vão de 12 a 17 anos de prisão.

O julgamento das três ações penais está ocorrendo no plenário virtual, sistema no qual cada ministro deposita seu voto, e está programado para terminar na noite desta segunda. Todos os ministros já apresentaram seus votos. Ainda é possível que um deles mude sua posição, mas isso é incomum.

Divulgação

Outras duas ações do 8 de janeiro estavam sendo analisadas, mas o ministro André Mendonça as enviou para o plenário físico, e o julgamento terá que ser reiniciado.

Davis Baek, João Lucas Vale Giffoni e Moacir José dos Santos foram condenados por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa armada. Giffoni e Santos também foram condenados por dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A defesa dos três nega as acusações.

Em setembro, outras três pessoas já haviam sido condenadas pela participação no 8 de janeiro, mas no plenário físico. Foram as primeiras ações penais dos ataques golpistas a serem julgadas. As penas variaram entre 14 e 17 anos de prisão.

Na segunda leva de julgamentos, a maior pena, de 17 anos, foi de Moacir Santos. Ele foi preso dentro do Palácio do Planalto no dia 8. Em seu celular, foram encontradas fotos de depredação da sede do Executivo, além de diversas imagens de convocação dos atos golpistas.

“Fica evidenciado que Moacir José dos Santos estava na Capital Federal no dia 08/01/2023 para participar de atos golpistas visando a extinção do Estado Democrático de Direito, com a decretação de intervenção militar e a derrubada do governo democraticamente eleito”, escreveu Moraes. João Lucas Giffoni recebeu pena de 14 anos. Ele foi preso dentro do Congresso. Davis Baek, que ficou com pena de 12 anos, foi detido perto do Ministério da Defesa, com dois canivetes, uma faca e um projétil de gás lacrimogêneo.

Seis ministros concordaram integralmente com Moraes: Edson Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Cristiano Zanin concordou nas condenações, mas teve pequenas divergências no cálculo das penas.

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, discordou apenas em relação ao crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito

Já André Mendonça e Nunes Marques divergiram na maior parte das condenações e sugeriram penas menores.

Por Daniel Gullino — Brasília – O GLOBO

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

TCE-PI aprova contas de 2024 e confirma aprovação integral dos oito anos da gestão Neidinha Lima em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aprovou as contas administrativas...

Alepi vai intensificar sessões virtuais para evitar ausências na campanha eleitoral

O presidente da Assembleia Legislativa (Alepi), Severo Eulálio (MDB), vai intensificar a realização de sessões virtuais no segundo semestre,...

Fevereiro terá cinco dias com impactos no expediente por causa do Carnaval

Com o início de fevereiro, a organização de compromissos e rotinas se volta para os feriados do mês. Embora...

Três mortos em acidente entre minivan, picape e motocicleta no Sul do Piauí

O estado de saúde dos feridos não foi informado Três pessoas morreram em um grave acidente de trânsito registrado na...
spot_img

Joel Rodrigues é chamado de “governador” por Ismael Silva, o que gera rumores sobre uma possível mudança na oposição

Apesar do gesto político, senador Ciro Nogueira mantém Margarete Coelho como pré-candidata, mas admite análise cuidadosa das pesquisas eleitorais O...

Governo Lula concede R$ 207 bi em crédito a estados e municípios, elevando risco às contas públicas

Retomada dos empréstimos foi uma promessa do governo Lula após período de contenção, entre 2016 e 2022 O governo de...
spot_img

Posts Recomendados