Festival da Sanfona reúne mais de 100 músicos de seis estados em Dom Inocêncio

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A tradição é tanta que a própria Câmara Municipal aprovou uma lei que estabelece o dia 20 de setembro como o Dia da Sanfona na cidade.

A cidade de Dom Inocêncio, no semiárido piauiense, possui o maior rebanho de caprinos do estado, com cerca de 86 mil cabeças de bode. Mas nem só da forte atividade pecuária o município é conhecido, a cidade também é destaque por sua cultura de sanfoneiros.

Com quase 10 mil habitantes, a cidade sediou a 5° edição do Festival da Sanfona que reuniu mais de 100 músicos de seis estados do Nordeste. Entre eles, está o sanfoneiro Epitácio Pessoa, que já foi companheiro de palco de Luiz Gonzaga.

“Eu tive o privilégio de tocar com o rei do baião. Eu comecei tocando o triângulo; só que como eu já tocava uma sanfoninha, e ele disse ‘olha pega aquela sanfona ali e vai ensaiando que depois vamos fazer um disquin’. E eu: ‘está bom seu Luiz’. Luiz Gonzaga sempre incentivava os mais novos para não deixar a cultura cair. Por isso que hoje tem muitos jovens tocando bem”, contou o músico à TV CLUBE.

A tradição é tanta que a própria Câmara Municipal aprovou uma lei que estabelece o dia 20 de setembro como o Dia da Sanfona na cidade.

“A sanfona tem uma grande importância para nós inocentinos, e isso vem crescendo a cada ano. Está na família, está no sangue e nas tradições do nosso município”, explicou o vereador Valter de Sousa, um dos responsáveis pelo projeto de lei sancionado.

Durante o Festival da Sanfona é celebrado um misto de música e escola a jovens que se interessam pelo instrumento. O sanfoneiro Sandrinho do Acordeon comenta que, além dos shows, o evento oferece oficinas que ensinam a tocar sanfona e manter viva a raiz cultural da cidade.

“É a maior celebração da cultura no estado do Piauí e estamos muito felizes por estar tomando uma dimensão do Nordeste inteiro. Através do Festival da Sanfona, a gente ver muitas pessoas a se sensibilizar e se interessar pelo instrumento. Nós temos grandes mestres que participam do evento e as crianças passam a valorizar e até aprender a tocar sanfona”, completa o artista.

Com informações do Clube News

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí está livre do vírus da febre aftosa, comprova Laboratório Federal

O estudo faz parte dos requisitos para que o estado seja reconhecido como zona livre da doença sem vacinação. Uma...

Novo DPVAT: seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

Serão garantidos os custos de atendimentos médicos, fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, que não sejam disponibilizados pelo SUS. O pagamento de...

Número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em Teresina ultrapassa 101 mil

Segundo o governo federal, o Piauí contabiliza 595,741 mil famílias beneficiadas com o Bolsa Família nos 224 municípios do...

Corte de energia, água e telefone após às 14h deve ser proibido no Piauí

O corte no fornecimento dos serviços essenciais como energia elétrica, água e telefone no Piauí deve ser proibida após...
spot_img

Dia das Mães é festejado com alegria pelos idosos do CCI de Guadalupe no Clube Mandacaru

A prefeita Neidinha Lima destacou a importância desses encontros para a terceira idade, ressaltando que eles acontecem semanalmente e...

Sancionada lei que prevê meia passagem para estudantes em transporte intermunicipal

O governador em exercício Themistocles Filho (MDB) sancionou a lei aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí que prevê meia...
spot_img

Posts Recomendados