Festival da Sanfona reúne mais de 100 músicos de seis estados em Dom Inocêncio

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A tradição é tanta que a própria Câmara Municipal aprovou uma lei que estabelece o dia 20 de setembro como o Dia da Sanfona na cidade.

A cidade de Dom Inocêncio, no semiárido piauiense, possui o maior rebanho de caprinos do estado, com cerca de 86 mil cabeças de bode. Mas nem só da forte atividade pecuária o município é conhecido, a cidade também é destaque por sua cultura de sanfoneiros.

Com quase 10 mil habitantes, a cidade sediou a 5° edição do Festival da Sanfona que reuniu mais de 100 músicos de seis estados do Nordeste. Entre eles, está o sanfoneiro Epitácio Pessoa, que já foi companheiro de palco de Luiz Gonzaga.

“Eu tive o privilégio de tocar com o rei do baião. Eu comecei tocando o triângulo; só que como eu já tocava uma sanfoninha, e ele disse ‘olha pega aquela sanfona ali e vai ensaiando que depois vamos fazer um disquin’. E eu: ‘está bom seu Luiz’. Luiz Gonzaga sempre incentivava os mais novos para não deixar a cultura cair. Por isso que hoje tem muitos jovens tocando bem”, contou o músico à TV CLUBE.

A tradição é tanta que a própria Câmara Municipal aprovou uma lei que estabelece o dia 20 de setembro como o Dia da Sanfona na cidade.

“A sanfona tem uma grande importância para nós inocentinos, e isso vem crescendo a cada ano. Está na família, está no sangue e nas tradições do nosso município”, explicou o vereador Valter de Sousa, um dos responsáveis pelo projeto de lei sancionado.

Durante o Festival da Sanfona é celebrado um misto de música e escola a jovens que se interessam pelo instrumento. O sanfoneiro Sandrinho do Acordeon comenta que, além dos shows, o evento oferece oficinas que ensinam a tocar sanfona e manter viva a raiz cultural da cidade.

“É a maior celebração da cultura no estado do Piauí e estamos muito felizes por estar tomando uma dimensão do Nordeste inteiro. Através do Festival da Sanfona, a gente ver muitas pessoas a se sensibilizar e se interessar pelo instrumento. Nós temos grandes mestres que participam do evento e as crianças passam a valorizar e até aprender a tocar sanfona”, completa o artista.

Com informações do Clube News

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Gestão da prefeita Neidinha Lima realiza a II Feira da Mulher Empreendedora; mulheres guadalupenses mostrando potencial em negócios

O evento teve início na sexta-feira, dia 03 de maio, e continua neste sábado, dia 04 de maio, às...

Paciente de 24 anos de Baixa Grande do Ribeiro é oitava morte por dengue confirmada no Piauí

Uma paciente de 24 anos morreu vítima de dengue e se tornou a oitava morte pela doença no Piauí...

Robert Rios anuncia que está fora da disputa em Teresina

Eleições 2024. O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, disse ao blog que não vai disputar as eleições municipais de 2024....

PSDB pede desistência da ação contra a eleição de Severo Eulálio para presidente da Alepi

Na petição protocolada, o partido diz não mais possuir interesse na demanda. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) protocolou...
spot_img

Piauiense Whindersson Nunes arrecada R$ 1 milhão em doações para o Rio Grande do Sul

O humorista costuma ajudar e estimular que seus seguidores façam doações durante tragédias O humorista Whindersson Nunes arrecadou mais de...

Ministério da Saúde libera R$540 milhões para atender emergência no Rio Grande do Sul

Pasta também vai instalar um Centro de Operação de Emergências para coordenar atividades de resposta frente às precipitações intensas...
spot_img

Posts Recomendados