Festival da Sanfona reúne mais de 100 músicos de seis estados em Dom Inocêncio

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A tradição é tanta que a própria Câmara Municipal aprovou uma lei que estabelece o dia 20 de setembro como o Dia da Sanfona na cidade.

A cidade de Dom Inocêncio, no semiárido piauiense, possui o maior rebanho de caprinos do estado, com cerca de 86 mil cabeças de bode. Mas nem só da forte atividade pecuária o município é conhecido, a cidade também é destaque por sua cultura de sanfoneiros.

Com quase 10 mil habitantes, a cidade sediou a 5° edição do Festival da Sanfona que reuniu mais de 100 músicos de seis estados do Nordeste. Entre eles, está o sanfoneiro Epitácio Pessoa, que já foi companheiro de palco de Luiz Gonzaga.

“Eu tive o privilégio de tocar com o rei do baião. Eu comecei tocando o triângulo; só que como eu já tocava uma sanfoninha, e ele disse ‘olha pega aquela sanfona ali e vai ensaiando que depois vamos fazer um disquin’. E eu: ‘está bom seu Luiz’. Luiz Gonzaga sempre incentivava os mais novos para não deixar a cultura cair. Por isso que hoje tem muitos jovens tocando bem”, contou o músico à TV CLUBE.

A tradição é tanta que a própria Câmara Municipal aprovou uma lei que estabelece o dia 20 de setembro como o Dia da Sanfona na cidade.

“A sanfona tem uma grande importância para nós inocentinos, e isso vem crescendo a cada ano. Está na família, está no sangue e nas tradições do nosso município”, explicou o vereador Valter de Sousa, um dos responsáveis pelo projeto de lei sancionado.

Durante o Festival da Sanfona é celebrado um misto de música e escola a jovens que se interessam pelo instrumento. O sanfoneiro Sandrinho do Acordeon comenta que, além dos shows, o evento oferece oficinas que ensinam a tocar sanfona e manter viva a raiz cultural da cidade.

“É a maior celebração da cultura no estado do Piauí e estamos muito felizes por estar tomando uma dimensão do Nordeste inteiro. Através do Festival da Sanfona, a gente ver muitas pessoas a se sensibilizar e se interessar pelo instrumento. Nós temos grandes mestres que participam do evento e as crianças passam a valorizar e até aprender a tocar sanfona”, completa o artista.

Com informações do Clube News

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula chega a Berlim para ‘reforçar parceria estratégica em diversos setores’ com Alemanha

Chegada em Berlim ocorre para reunião entre o governo alemão e brasileiro, que visa reforçar parceria e cooperação O presidente...

Palmeiras vence e coloca mão na taça do Campeonato Brasileiro

Flamengo e Atlético-MG permanecem vivos na luta pelo título O Palmeiras derrotou o Fluminense por 1 a 0, neste domingo...

Campanha alerta para riscos do glaucoma e importância da prevenção e tratamento

A ideia da campanha nos cinemas é mostrar o que pode se perder ao deixar a doença avançar Entre os...

O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?

Produto é usado na produção de soda cáustica e bicarbonato de sódio. Parte dos moradores de Maceió vivem dias de...
spot_img

Pedra fundamental do maior projeto de hidrogênio verde do mundo será lançada no dia 15 em Parnaíba

O investimento programado de R$ 100 bilhões ao longo de 10 anos será o maior da história do estado. O...

Themístocles Filho diz: quem manda na eleição é o eleitor e tudo tem sua hora

Themístocles pede calma e pontua dizendo que o processo político não precisa ter sangria. O vice-governador do Piauí, Themístocles Filho,...
spot_img

Posts Recomendados