Participaram do ato, o prefeito Antônio Reis, acompanhado da primeira dama, Carmélia Reis, secretário de Infraestrutura, Júlio César Ferreira, demais secretários, vereadores, familiares e amigos do homenageado, alunos do Colégio Industrial e comunidade.
Nesta segunda-feira (14), a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, inaugurou o canteiro central situado na bifurcação entre a Rua Coêlho Rodrigues e a Rua do Amarante, no bairro Ibiapaba, que recebeu o nome de Largo Raimundo Marreiros em homenagem póstuma a um dos mais expressivos moradores do bairro e que atendeu ao projeto de lei 494/2009, de autoria do vereador prof. Miguel Vieira de Barros.
O Largo tem área de 160,55 metros quadrados construída com piso intertravado tipo tijolinho, circundado com 216,64 metros de meio-fio, duas rampas de acessibilidade, piso podotátil alerta e direcional em toda a sua extensão, lixeiras de coleta seletiva, três postes com iluminação de led, um arco decorativo, dois bancos com encosto e árvores ornamentais, em um conjunto harmonioso e paisagístico que valorizou a área e teve um investimento de quase 80 mil reais (R$ 79.147,69).
A filha mais velha do homenageado fez um discurso emocionante agradecendo a honraria. Em seus discursos, as autoridades enalteceram Raimundo Marreiros como um homem, pai e cidadão exemplar, digno do reconhecimento e da justa homenagem. Em suas falas, o secretário Júlio falou da obra e pediu à comunidade para zelar pela benfeitoria e o prefeito Antônio Reis, falou que “de todas as entregas e inaugurações até agora, essa foi a que mais me emocionou”, concluiu.
Biografia do homenageado
Raimundo Marreiros da Costa e Silva, nasceu em 06/07/1935, na localidade Jiló, município de Rio Grande do Piauí. Seus pais biológicos faleceram quando tinha menos de 1 ano de vida, vítimas da febre tifoide. Sua tia, irmã do seu pai o tomou para filho, o adotando. Viveu nesta localidade até os 09 anos de idade. Veio para Floriano em 1944 para estudar e morar na casa dos seus padrinhos já aqui na Rua do Amarante. Terminado seus estudos foi para a cidade de Niterói (RJ), trabalhar. Lá permaneceu por 05 anos. Quando retornou a Floriano, em 1964, casou-se com Maria do Socorro Lopes Marreiros com quem teve 7 filhos, 17 netos e 5 bisnetos.
Foi funcionário público no INSS por 40 anos. Foi um dos fundadores do Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Paróquia de Nossa Senhora das Graças. Homem virtuoso, cidadão exemplar, faleceu em 24/05/2009, deixando um legado de grande respeito em todos os que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.