Piauiense de 9 anos é destaque no Esporte Espetacular pela prática do Kitesurfe em Barra Grande

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O menino mora em Barra Grande e é uma grande promessa do esporte.

O piauiense Paulo Henrique Barros Nicolau, conhecido como PH, de 9 anos, foi destaque no Esporte Espetacular, programa da Rede Globo, exibido nesse domingo (19). Ele reside no povoado Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, e é uma promessa do kitesurfe.

Paulo Henrique Barros Nicolau, conhecido como PH – Foto: Reprodução/TV Globo

O garoto foi incentivado pelo pai, Paulo Henrique Carvalho, que mesmo sem praticar o kite procurou pessoas que pudessem ensinar o filho. Tudo começou quando PH tinha apenas dois anos, era só uma brincadeira, mas logo PH se destacou e hoje já conquistou até competições nacionais como o Kite Cumbuco e Big Air.

“Eu estava na casa do meu primo e um dia ele perguntou: “Paulo Henrique, tu quer aprender o kitesurf?” Eu disse “quero”, e no outro dia ele já me chamou. Depois eu comecei a ficar um pouco bom, comecei a cair, mas depois consegui andar mais. Fiquei melhor ainda e agora sou um kitesurfista muito bom, faço um monte de manobras, e agora vou me tornar o melhor do mundo – contou PH, confiante no próprio talento.

PH Kitesurfista na praia de Barra Grande / Foto: TV Globo

Kite para mim é uma terapia. É muito bom ficar velejando pelas águas e todo mundo, quando me vê velejando, falam que eu sou bom – completou o garoto.

A praia de Barra Grande é conhecida pela prática de Kitesurf. As condições de vento e de maré do local se tornam o lugar excepcionalmente bom para a prática do esporte, atraindo atletas do mundo inteiro. Mas, também, incentiva talentos do próprio local, como Manoel Piçarrinha, natural de Barra Grande e um dos principais kitesurfistas do circuito mundial.

As crianças ficam muito felizes quando estou na água com eles. Toda hora ficam perguntando o que tem fazer, o que tem que melhorar. O Ph está velejando bem e daqui a pouco já está dando trabalho – contou Piçarrinha.

A primeira competição de PH foi em 2021. Sem categoria específica para sua idade, competiu com adversários muito mais velhos e acabou em terceiro lugar, começando a mostrar o seu talento para todos.

Primeira vez que ele competiu e foi legal que ele foi uma revelação. Não tinha categoria dele, tive que inscrever o PH no meio de uns caras enormes, e foi até meio engraçado. Eles olhavam para ele e viam um molecote, mas ele foi muito bem – contou o pai de PH, Paulo Henrique Carvalho.

Cheguei lá com aquela pressão, mas vi que dava para me esforçar e fiquei em terceiro lugar. Eu fiquei de boa, não sou aquela pessoa que fica nervosa – completou PH.

Com talento e simpatia, PH é apenas uma promessa e ainda depende de doações para custear equipamentos e campeonatos. Mesmo sabendo que da dificuldade de conseguir um lugar entre os melhores do mundo, o objetivo é claro: PH quer ser campeão mundial.

Com informações do GE e Esporte Espetacular

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí fortalece rede de saúde mental com atendimento humanizado e acesso facilitado

Serviços públicos oferecem suporte integral, incluindo CAPS, Residências Terapêuticas e canal telefônico gratuito para apoio psicológico O Governo do Estado...

Senador Ciro Nogueira participa do Dia de Campo da Fazenda Progresso e destaca importância do agronegócio

Senador reforça compromisso com o agronegócio e destaca o evento como espaço de diálogo entre políticos, produtores e empresários...

Bom Jesus no Piauí tem estado de emergência decretado pelo Governo Federal

Com o reconhecimento federal, o município terá acesso a recursos para ações emergenciais e atendimento à população afetada pelas...

Papa Leão XIV apela para que os Jogos de Inverno sejam um momento de promoção da paz

Agentes do serviço de imigração dos EUA irão atuar na segurança da delegação norte-americana durante os Jogos Olímpicos de...
spot_img

Bolsa Atleta: interessados têm até 6 de fevereiro para fazer inscrição

Benefício varia entre R$ 410 a R$ 16.629 As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2026 se encerram dia 6...

Veja como checar dados oficiais sobre a saúde financeira do seu banco

Saber identificar fake news é fundamental para proteger o dinheiro Com a liquidação de instituições financeiras pelo Banco Central (BC)...
spot_img

Posts Recomendados